TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO NO CONTEXTO DA COVID-19
Resumo
Introdução: o transtorno de estresse pós-traumático é desencadeado a partir da experiência previa à eventos estressores traumáticos, como a pandemia do coronavírus causador da COVID-19, que tem causado impactos à saúde física e mental das populações, principalmente as mais acometidas por esse evento. Objetivo: identificar impactos da COVID-19 na ocorrência do transtorno de estresse pós-traumático e medidas de prevenção para esse transtorno.
Método: estudo bibliográfico, com busca realizada em bancos de dados, sites governamentais de saúde, manual e livros. Resultados: impactos decorrentes do novo coronavírus estão relacionados ao distanciamento social, as incertezas, medo e transmissão do vírus, assim como ao tratamento e a evolução da COVID-19 e dificuldades socioeconômicas decorrentes da pandemia, e, com isso as pessoas podem vir a apresentar o transtorno de estresse pós-traumático, devido a possibilidade de elevação dos níveis de estresse, principal mecanismo para a sua ocorrência.
Conclusão: diante dos impactos da COVID-19 na ocorrência do transtorno de estresse pós-traumático, faz-se necessário intervenções biopsicossociais, sobretudo, as que possam ao menos reduzir o estresse decorrente da pandemia do novo coronavírus. Assim, será possível minimizar a ocorrência deste transtorno futuramente.