EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS ADULTOS DOS SISTEMAS DE SAÚDE SOB PERSPECTIVA ANDRAGÓGICA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Leandro Oliveira de Menezes
  • Carolina Larrosa de Almeida
  • Ana Joyce Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v9i1.1450

Palavras-chave:

Serviços de Saúde, Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Introdução: A educação em saúde, sob uma perspectiva andragógica, visa à mudança de comportamento e hábitos de saúde da população mediante os princípios da ciência de educar adultos. Essa prática favorece o recebimento das informações pela população, visto que atende às suas necessidades com singularidade, valoriza as experiências e a autonomia. Objetivo: Analisar a produção científica sobre educação em saúde em uma perspectiva andragógica. Metodologia: Revisão da literatura, utilizando-se as bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO. Foram usados os descritores e suas combinações nos idiomas português, inglês e espanhol: Andragogia, Educação em Saúde e Adulto. Resultados: Foram encontrados 19 artigos científicos nas bases de dados selecionadas (16 no Medline, dois no Lilacs e um no SiELO). Após a leitura dos títulos, resumos e exclusão dos artigos repetidos, resultaram seis. Após a leitura integral dos textos, culminou em quatro estudos elegíveis. Os resultados demonstraram que a Andragogia na educação em saúde para adultos promove mudanças de hábitos e comportamentos de saúde. Essa atividade requer dos educadores uma escuta qualificada, o exercer da alteridade e da empatia. Sobretudo quando algumas barreiras podem dificultar o aprendizado, como comprometimentos cognitivos, amnésia e/ou baixo nível educacional. Conclusão: Verificou-se uma escassa produção científica sobre a Andragogia na educação em saúde nas bases de dados pesquisadas. Acredita-se que produções científicas com essa temática possam conduzir os profissionais de saúde a atuarem na educação em saúde de forma a contemplar os princípios e ferramentas andragógicas nos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Leandro Oliveira de Menezes

Administrador e Mestre em Estudos Territoriais.
Docente da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Carolina Larrosa de Almeida

Enfermeira. Especialização em Andragogia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Ana Joyce Araújo Silva

Enfermeira. Pós-Graduada em Urgência e Emergência (2019), Unidade de Terapia Intensiva (2020) pela FADBA.

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Oliveira de Menezes, L., Larrosa de Almeida, C., & Joyce Araújo Silva, A. (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS ADULTOS DOS SISTEMAS DE SAÚDE SOB PERSPECTIVA ANDRAGÓGICA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 9(1), 178-186. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v9i1.1450