O VALOR MORAL DA PARTICIPAÇAO NOS PROCESSOS DE MUNICIPALlZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Municipalização, participação, valor moral, atores sócio educativos, participation, moral values, socio-educational actors, municipal policies,Resumo
Este artigo apresenta os principais resultados do estudo de caso sobre a implantação das políticas de municipalização em um município da Região Metropolitana do Salvador, Bahia, à luz da categoria analítica da Participação, como valor moral individual e social. Analisa o nível de engajamento dos atores sócio-educativos nos processos de decisão, gestão e usufruto da educação pretendida, e o papel da participação, valor moral indispensável nos processos públicos, que tende a fazer mais humanas nossas vidas e a melhorar a convivência social.
ABSTRACT
This article presents the most important conclusions from a case study focusing on the implementation of educational policies at a school district in the metropolitan area of Salvador, Bahia against the background of participation as an analytical category for fostering moral values within individual and social frameworks. It assesses engagement levels of the socio-educational actors in the decision-making process, management and enjoyment of the benefits of the education that is wished for as well as the importance of participation in community practices as a means to improve ones quality oflife and social demeanor.