INTEGRAÇÃO FÉ E ENSINO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

Autores

  • Wellington Gil Rodrigues
  • Rosilene Silveira Santos Motta

Palavras-chave:

Integração Fé e Ensino. Professor. Ambiente. Currículo, Integration Faith and Teaching. Professor. Environment. Curriculum.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o processo da integração fé e ensino na prática dos professores do Colégio das Faculdades Adventista da Bahia. A base teórica para a pesquisa foi encontrada principalmente em Korniejczuk (2009), Gaebelein (1968), Blamires (1963, 1988),Holmes (1975, 1977), Akers (1977). A abordagem utilizada foi a quali-quantitativa e teve como instrumento principal um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas dividido em sete seções: Perfil dos professores, conceitos, aspectos da relação entre fé e ensino, níveis de implementação da IFE em sala de aula, papel do professor, o ambiente como fator de IFE e o currículo como elemento da IFE. Concluímos que a maioria dos professores apresentam problemas com a teoria e a prática da IFE e que esse processo envolve aspectos curriculares e extra-curriculares inclusive do próprio ambiente escolar, portanto faz-se necessário disponibilizar mais treinamentos sobre a IFE para todo o corpo de funcionários da escola. ABSTRACT This article aims to investigate the process of integration of faith and teaching (IFE) in the practice of teachers in a seventh day elementary school of Bahia. The theoretical basis for the research was mainly found in Korniejczuk (2009), Gaebelein (1968), Blamires (1963, 1988),Holmes (1975, 1977), Akers (1977). The approach used was qualitative and quantitative and as the main instrument had a structured questionnaire with open and closed questions divided into seven sections: profile of teachers, concepts, aspects of the relationship between faith and education, implementation levels of IFE in the classroom, role of the teacher, the environment as a factor of IFE and the curriculum as part of the IFE. We conclude that most teachers haveproblems with the theory and practice of IFE and that this process involves curricular and extracurricular activities including the school environment, therefore it is necessary to provide more training on IFE for all the employees of the school.

Publicado

2011-01-15

Como Citar

Gil Rodrigues, W., & Silveira Santos Motta, R. (2011). INTEGRAÇÃO FÉ E ENSINO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA. Revista Formadores, 4(1), 43. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/103