OS DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS DE ENSINO SUPERIOR NO MERCADO NEOLIBERAL

Autores

  • Edson Dias da Conceição

Palavras-chave:

Ensino Superior, Marketing, Confessional, Identidade, Higher education, Identity.

Resumo

O objetivo desse artigo é identificar possíveis dificuldades das instituições confessionais de ensino superior e suas ações de marketing na complexa relação para manter sua identidade no contexto de mercado neoliberal. Na atualidade, o cenário de ensino superior tem se caracterizado por profundas mudanças e incertezas sendo, portanto, necessárias ações de marketing mais agressivas para se manter competitivo. No Brasil esse momento de transição se destaca a partir dos anos noventa quando o poder público passou a fazer investimentos nas instituições públicas, visando à inserção das classes populares ao ensino público. Isso resulta que muitos estudantes que poderiam ingressar numa universidade privada deixam de ir motivados pelas novas condições educacionais oferecidas pelo ensino público. Neste contexto é possível identificar uma mudança significativa nas instituições de ensino superior privadas na busca constante por uma redefinição de novos significados especialmente nas ações de marketing. As instituições confessionais sofrem pressão para deixar de lado aspectos relevantes em relação à sua linha filosófica. ABSTRACT
The aim of this paper is to identify possible difficulties of confessional institutions of higher education and its marketing activities in complex relationship to keep his identity in the context of neoliberal market. At present, the scenario of higher education has been characterized by profound changes and uncertainties and therefore required more aggressive marketing efforts to remain competitive. In Brazil, this time of transition stands out from the nineties when the government started to make investments in public institutions, promoting and funding as the FIES PROUNI seeking the inclusion of the popular classes to public education. It follows that many students who enter a private university could no longer motivated to go by the new conditions offered by public school education. In this context it is possible to identify a significant change in higher education institutions in the constant search for a redefi nition of new meanings especially in marketing. The religious institutions are under pressure to put asidematerial respects in relation to his philosophical bent. 

Publicado

2011-01-11

Como Citar

Dias da Conceição, E. (2011). OS DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS DE ENSINO SUPERIOR NO MERCADO NEOLIBERAL. Revista Formadores, 4(1), 63. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/104