A INFLUÊNCIA DO MESTRE NA FORMAÇÃO DO MESTRE: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE IES BAIANAS
Palavras-chave:
Administração, Ensino, Influência dos professores, Administration, Teaching, Influence of TeachersResumo
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo evidenciar alguns aspectos relativos à formação do professor em Administração, enfocando, entre outros elementos, a influência dos mestres de referência – e são incluídas aqui referências tanto positivas quanto negativas – na atuação desses profissionais. Para tanto, optou-se por analisar um total de seis entrevistas em profundidade realizadas com professores que lecionam em diferentes instituições superiores de ensino na área de Administração no estado da Bahia, tomando-se o cuidado de selecionar docentes de faixas etárias diversas, com diferentes níveis de experiência, diferentes formações e provenientes de áreas diversas. A análise foi desenvolvida a partir de uma metodologia que possibilitasse dar voz a esta coletividade; por isso, a escolha foi pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados da pesquisa revelam aspectos que envolvem a história de vida e formação dos docentes, o processo de formação de suas identidades profissionais, e levam a considerações no sentido da necessidade de se repensar a formação docente em Administração. Além disso, os resultados também evidenciam a importância crucial da influência dos mestres de referência (negativa e positiva) no contexto de atuação do professor. Assim, sem boas referências, a atividade profissional do professor pode ser comprometida em termos de qualidade, o que fortalece a discussão em torno da necessidade de uma formação específica para a sala de aula.
ABSTRACT
This article aims to highlight some aspects of teacher education in Business Administration, focusing on, among other things, the influence of the masters of reference - and are included here references both positive and negative - in the work of these professionals. Therefore, we chose to examine a total of six in-depth interviews conducted with teachers who teach in different institutions of higher education in the area of administration in the state of Bahia, taking care to select teachers of all ages, with different levels of experienc, different backgrounds and from different areas. The analysis was developed based on a methodology that would enable give voice to this community, so the choice was by the method of the Collective Subject Discourse (CSD). The survey results reveal aspects that involve the life history and training of teachers, the process of formation of their professional identities, and lead to considerations on the need to rethink teacher education in Business Administration. Moreover, the results also highlight the crucial importance of the influence of the masters of reference (positive and negative) in the context of teacher performance. So without good referrals, teacher professional activity may be compromised in terms of quality, which strengthens the discussion around the need for specific training for the classroom.