MÉTODO SOCIOLINGUÍSTICO: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A (RE) SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Língua, Diversidade, Transformação, Educação, Language, Diversity, Transformation, EducationResumo
RESUMO
O processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental é realizado de forma arcaica, se considerada a assertividade que o método utilizado pelos professores continua reproduzindo as formas discriminatórias contidas em muitos livros didáticos. Destarte, este trabalho teve por intuito (re) avaliar a prática docente para tornar viável o uso do método sociolinguístico no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para tanto, uma pesquisa-ação foi realizada em uma Escola Municipal, viabilizada por um estudo misto, o que proporcionou riqueza de dados, analisados criteriosamente, além de uma oficina em que se constatou a importância do método sociolinguístico.
ABSTRACT
The process of teaching and learning of English in elementary school is conducted in an archaic form, if considered the assertion that the method used by teachers continues playing the discriminatory forms contained in many textbooks. Thus, this work was meant to (re) evaluate the teaching practice to make viable the use of sociolinguistic method in teaching and learning of English. To this end, an action research was conducted at the Municipal School, made possible by a joint study, which provided a wealth of data, critically reviewed, and a workshop where it was confirmed the importance of sociolinguistic method.