POR UMA PEDAGOGIA DE PESQUISA: ANÁLISE DE NECESSIDADES DOCENTES
Palavras-chave:
Pedagogia da pesquisa, Necessidades formativas, Professores, Pedagogy of the research, Training needs, TeachersResumo
O presente estudo intitulado, por uma pedagogia da pesquisa: análise de necessidades docentes teve como objetivo identificar as necessidades apontadas pelos professores que atuam no ensino fundamental e médio de uma escola particular/confessional para o desenvolvimento da pesquisa em sala de aula como uma prática significativa. Fundamentou- se principalmente nas ideias dos autores: Bagno (2003), Demo (1995), André (2007) e García (2010). Através de um estudo de caso com de abordagem mista de estudo. Os resultados apontaram: falta de políticas de apoio, disponibilidade de tempo e cultura conteudista. Os instrumentos utilizados para a coleta e análise dos dados foram entrevistas e questionários. As propostas do estudo propõem as propostas do estudo propõem o crescimento quanto aos recursos didáticos, capacitação docente e reorganização curricular.
ABSTRACT
This study, entitled by a pedagogy of research: analysis of needs teachers aimed to identify the needs appointed by teachers working in elementary and secondary education in a private and confessional school to development of research in the classroom as a meaningful practice. It was based mainly on the ideas of authors: Bagno (2003), Demo (1995), André (2007) and Garcia (2010). Through a case study from the perspective of a combined approach, the needs were identified as: lack of supportive policies, availability of time and culture with emphasis in contents. The instruments used to collect and analyze data, were interviews and questionnaires. The findings presented suggest the need of growth in the resources textbooks, teacher training and curricular reorganization.