LETRAMENTO DOS PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA: LIMITES E POSSIBILIDADES Lucicleide
Palavras-chave:
Letramento, Professor, Prática pedagógica, Literacy, Teacher, Pedagogical practiceResumo
RESUMO
Ler e escrever são práticas sociais básicas em todas as sociedades letradas, pois, o domínio proficiente das mesmas propicia instrumentos para que o indivíduo enfrente as demandas específicas de sua sociedade. Comumente, considera-se que o acesso ao mundo da leitura e da escrita é responsabilidade da escola, dessa maneira, avalia-se que a mesma é a agência formadora que além de desenvolver as habilidades básicas de ler e escrever tem a incumbência de transmitir conhecimentos e atitudes necessárias ao uso efetivo e competente das práticas sociais de leitura e escrita, denominadas de letramento. O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar em que medida o letramento dos professores impacta na sua prática pedagógica. A base teórica emerge das contribuições de autores como Kaufman e Rodríguez (1995) Marcuschi (2001), Soares (2004; 2006), Batista (2006), Geraldi (2006), Lerner (2007), entre outros. A opção metodológica baseia-se na abordagem de natureza mista, nos moldes da pesquisa descritiva exploratória, com utilização de observação e questionário como instrumentos para coleta de dados e registros. A observação foi realizada junto a três escolas da rede pública de Cachoeira, nas classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os questionários serviram de base para o diagnóstico. Os dados evidenciaram que os professores têm acesso e utilizam nas suas práticas diferentes gêneros e portadores, entretanto, o trabalho com textos de circulação social é usualmente desvinculado de seu propósito original. Sendo possível alegar que, mesmo sendo reais as práticas de letramento (ao pertencer a uma sociedade letrada, todos são convidados a participar destas), o docente não compreende efetivamente o que isso significa no trabalho com a língua materna.
ABSTRACT
Reading and writing are basic social practices in all literate societies, therefore, the domain of those proficient provides tools for the individual to address the specific demands of their society. Commonly, it is considered that access to the world of reading and writing is the responsibility of the school, thus, it is thought that the same trainer who is the agency and develop the basic skills of reading and writing has the task of imparting knowledge and attitudes necessary for competent and effective use of social practices of reading and writing, called literacy. This article is the result of a survey with the aim of examining to what extent the impact literacy teachers in their teaching. The theory emerges from the contributions of authors like Kaufman and Rodriguez (2007) Marcuschi (2001), Smith (2004, 2006), Batista (2006), Geraldi (2006), Lerner (2007), among others. The methodology is based on the approach of a mixed nature, along the lines of descriptive exploratory survey, using observation and questionnaire as tools for data collection and records. The observation was performed at three public schools of Cachoeira, in the classes of the early years of elementary school. The questionnaires were used for diagnosis. Data showed that teachers have access to and use in their practices and patients different genres, however, work with texts of social movement is usually detached from their original purpose. As can be argued that even if the actual literacy practices (to belong to a literate society, everyone is invited to attend these), teachers do not actually understand what that means working with the mother tongue.