LIBRAS E AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO DEFICIENTE AUDITIVO
Palavras-chave:
Língua de Sinais. Psicopedagogia. Intervenções psicopedagógicas. Educação especial.Resumo
As práticas de educação para surdos têm sido, em muitos centros educacionais, insuficientes e inadequadas por diversos motivos. O uso de métodos orais, comumente utilizado, é conhecidamente ineficaz, dado a precariedade que há nesse tipo de comunicação com o surdo. Diante disso, as intervenções psicopedagógicas tem se mostrado como ferramentas de mobilização escolar, tornando-se eficiente recurso para sanar essas dificuldades. Este trabalho visa apresentar como as intervenções psicopedagógicas e a Libras contribuíram na aprendizagem de um aluno surdo. Usando dados levantados a partir de observação sistemática participativa e não participativa, entrevistas orais e análise de documentos. Sendo ponderados por consulta bibliográficas e exercitados em intervenções coletivas. Como resultado professores aderiram as novas metodologias de ensino propostas, houve aproximação entre escola e família, as quais inicialmente se envolveram com o aprendizado da Libras. Pouco avanço do aluno na leitura e escrita do português, contribuições da Língua de Sinais no processo de aprendizagem e interação social, evolução do aluno nas atividades escolares e melhores notas. O bilinguismo se mostrou como melhor alternativa para prática educativa. A aproximação entre a família e a escola, acarretou em melhorias no comportamento do aluno, melhor rendimento e permanência do estudante na escola. Este relato permitiu aferir a importância da Libras no mundo acadêmico que as intervenções psicopedagógicas, somadas a esse tipo de Linguagem, se constituem como promissoras para sanar as dificuldades de aprendizagem por alunos com deficiência auditiva. Engajando e mobilizando toda a escola e a família no desenvolvimento integral do indivíduo.Referências
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Publicado
2019-05-06
Como Citar
Lago, N. M. (2019). LIBRAS E AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO DEFICIENTE AUDITIVO. Revista Formadores, 12(3), 50. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/1124
Edição
Seção
Artigos