GESTÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO GESTORA NA VIDA DOS TRABALHADORES EM CALL CENTERS

Autores

  • Laila Taís da Conceição Almeida
  • Tânia Moura Benevides
  • Renata Queiroz Dutra

Palavras-chave:

Gestão, Precarização, Call Centers,

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar como a gestão em Call Center influencia a precarização do trabalho dos operadores. No que diz respeito à metodologia, esse trabalho se constitui como uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um roteiro semiestruturado para a realização das entrevistas, no período compreendido entre agosto e dezembro de 2016, com operadores de telemarketing na cidade do Salvador, no estado da Bahia. A análise da gestão dos Call Centers foi feita confrontando-se a percepção dos operadores sobre o trabalho com os indicadores de precarização do trabalho apontados por Druck e Franco. Como resultado, verificouse que os operadores de telemarketing têm o seu trabalho precarizado em função da adoção do modelo de gestão nos Call Centers, influenciando negativamente o trabalho e a vida dos operadores.

Biografia do Autor

Laila Taís da Conceição Almeida

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia e Graduanda em Ciências Contábeis pelo Departamento Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Estado da Bahia.

Tânia Moura Benevides

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela UNIFACS e Bacharel em Administração pela FRB. Professora Adjunta da UFBA, UNEB e FADBA.

Renata Queiroz Dutra

Doutora e Mestra em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pela UFBA. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFBA.

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

Taís da Conceição Almeida, L., Moura Benevides, T., & Queiroz Dutra, R. (2019). GESTÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO GESTORA NA VIDA DOS TRABALHADORES EM CALL CENTERS. Revista Formadores, 12(2), 7. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/1128