PREJUÍZO OU ALFORRIA? OS SIGNIFICADOS DA PERDA DO EMPREGO ENTRE OS TRABALHADORES DE TELEATENDIMENTO

Autores

  • Laís Francine Nascimento de Jesus
  • Tânia Moura Benevides
  • Renata Queiroz Dutra

Palavras-chave:

Gestão do Trabalho, Significados da Perda do Emprego, Significados do Trabalho,

Resumo

Existe um entendimento generalizado de que a perda do emprego possui impactos exclusivamente negativos para o trabalhador, significando o início de uma indesejada condição de desemprego. Entretanto, percebe-se que há uma diversidade de significados ao momento da dispensa que são influenciados pelas características do trabalho e pelas práticas de gestão das organizações. Este artigo tem por objetivo identificar as percepções dos operadores de Telemarketing de Salvador em relação ao seu trabalho e sua perda, a partir da análise de vinte entrevistas com ex operadores da cidade de Salvador. Os resultados evidenciam que, para os operadores, o trabalho de telemarketing é esvaziado de sentidos e possui significados negativos, sendo a dispensa uma desejada ruptura com um trabalho precarizado, que traz a esses trabalhadores uma sensação de felicidade, alívio e liberdade.

Biografia do Autor

Laís Francine Nascimento de Jesus

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestranda pela Universidade Federal da Bahia. Técnica da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial - ITES/EAUFBA.

Tânia Moura Benevides

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela UNIFACS e Bacharel em Administração pela FRB. Professora Adjunta da UFBA, UNEB e FADBA.

Renata Queiroz Dutra

Doutora e Mestra em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pela UFBA. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFBA.

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

Francine Nascimento de Jesus, L., Moura Benevides, T., & Queiroz Dutra, R. (2019). PREJUÍZO OU ALFORRIA? OS SIGNIFICADOS DA PERDA DO EMPREGO ENTRE OS TRABALHADORES DE TELEATENDIMENTO. Revista Formadores, 12(2), 21. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/1129