A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ESPAÇO DE SALA DE AULA
Palavras-chave:
Mediação, Docência Aprendizagem, Mediation, Docent Practise, LearningResumo
RESUMO
O presente artigo objetivou analisar o processo de mediação docente no espaço da sala de aula em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental em uma escola confessional, com base nas características mediadoras apresentadas por Reuven Feuerstein. Tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa. Detectou-se aspectos ou elementos que caracterizam a mediação docente. As principais características apontadas pela investigação foram: comportamento de buscar, estabelecer e conquistar objetivos; busca por inovação e complexidade; intencionalidade; reciprocidade; dá significado aos conteúdos e atividades; transcendência; comportamento de compartilhar; regula e controla o comportamento impulsivo; reconhece a individualidade e a diferenciação psicológica; desenvolve sentimento de competência e consciência da mudança.
ABSTRACT
This article aims to analyze the teacher’s mediation process in the classroom of a 3rd grade class of elementary school in a confessional school, based on the mediator characteristics presented by Reuven Feuerstein. This was a study with a qualitative approach. It detected aspects or elements that characterize the teacher mediation. The main characteristics identified by investigation were: behavior of seeking, establishing and achieving goals; search for complexity and innovation, intentionality, reciprocity, give meaning to the content and activities; transcendence; behavior of sharing, regulate and control impulsive behavior, recognizes the individuality and psychological differentiation, develops feelings of competence and conscience of change.