PODER NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA VIGILÂNCIA E DA PUNIÇÃO NOS TRABALHADORES DE CALL CENTERS
Palavras-chave:
Poder, Call Center, Vigilância, Punição, Impactos,Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar os impactos da vigilância e sua relação com a sistemática das punições nos trabalhadores de Call Centers. Para tanto, analisouse uma empresa de telemarketing localizada na região metropolitana de Salvador. Como marco teórico foram utilizadas as bases sociais propostas por French e Raven, e as contribuições de Michel Foucault, no que diz respeito a abordagem do poder, da disciplina e da punição. Em relação ao percurso metodológico, foi realizada pesquisa exploratória de caráter descritivo e de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas baseadas em roteiros semiestruturados. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Foram ouvidas trinta e cinco pessoas, entre trabalhadores e ex-trabalhadores da empresa estudada. Pela investigação empírica, percebeuse que o poder coercitivo se faz presente na organização, enquanto que a sistemática de recompensas apresentouse como motivo de insatisfação dos trabalhadores. Concluiu-se que no setor de teleatendimento a vigilância é constante e a punição é usada como forma de adestrar o comportamento dos trabalhadores, que exercem um trabalho sem prazer e/ou satisfação, ocasionando adoecimento, rompimento de laços afetivos e desmotivação.Referências
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