CARREIRA, FORMAÇÃO CONTINUADA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A ALTERAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO/RS (2009-2011)

Autores

  • Lucas Santos Cerqueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • Gabriel da Silva Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • Bruno Henrique Pais Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • Thamara Luíza da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Palavras-chave:

Carreira Docente. Formação Continuada. Satisfação profissional.

Resumo

As políticas neoliberais têm afetado a capacidade dos estados em suprir as demandas da população e garantir serviços públicos de qualidade. Isso se reflete nas restrições a valorização de profissionais de áreas essenciais como a educação. Este artigo busca refletir as implicações da alteração do Plano de Carreira do Magistério no município de Novo Hamburgo-RS entre os anos de 2009 à 2011. Foi uma análise comparada entre os planos de carreira, somada a uma avaliação das principais alterações percebidas pelos professores e na perspectiva teórica da carreira docente, a formação continuada e a satisfação profissional. Trata-se uma pesquisa descritiva, dividida em duas fases: a primeira, qualitativa, com dados obtidos por meio de entrevistas e através da análise documental do plano de carreira. Já na fase quantitativa foram aplicados 414 questionários com docentes da rede municipal. O caso de Novo Hamburgo demonstra como que mudanças promovidas nos planos de carreira docente, restringindo o acesso a valorização profissional pela formação continuada, representa uma das formas de contenção dos gastos públicos que se aprofundou nos últimos anos. Demonstra, ainda, que mesmos desvalorizados, a estabilidade do emprego e a paixão pela profissão são fatores considerados pelos profissionais entrevistados para seguir na carreira.

Biografia do Autor

Lucas Santos Cerqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano na Universidade Salvador (UNIFACS). Doutorando em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da FURG. Mestre em Administração Estratégica na Universidade Salvador (UNIFACS) e graduação em Administração com Gestão da Informação pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenador adjunto do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando no Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis ICEAC/FURG e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). 

Gabriel da Silva Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Mestrando em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com bolsa PROSUC/CAPES (Mod II - Taxas). Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). É professor de História na Rede Municipal de Ensino, em Novo Hamburgo.

Bruno Henrique Pais Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Mestrando e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2018) e atuou como bolsista em Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) no Laboratório de Estudos Estatísticos (Labest/FURG), participando de projetos de pesquisas na área da Administração e Estatística. Atualmente pretende se dedicar em novos trabalhos de pesquisas na área de Estudos Organizacionais.

Thamara Luíza da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Mestranda e Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2018). Atuou como bolsista monitoria na disciplina de Teoria das Organizações. Participou do programa de estágios da Refinaria de Petróleo Riograndense. Atualmente sou aluna do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande Possui interesse por estudos e pesquisas na área das organizações e sociedade.

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Publicado

2020-10-06

Como Citar

Cerqueira, L. S., Ferreira, G. da S., Silva, B. H. P., & da Costa, T. L. (2020). CARREIRA, FORMAÇÃO CONTINUADA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A ALTERAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO/RS (2009-2011). Revista Formadores, 13(1), 16. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/1183