POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES TECNOLÓGICOS DO EIXO DE GESTÃO E NEGÓCIOS: UMA DISCUSSÃO NO CONTEXTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR .
Palavras-chave:
Políticas Públicas. Educação Superior. Educação Profissional.Resumo
Este texto que é parte de uma proposta de pesquisa de doutoramento refere-se a um campo de estudo relacionado com a análise das políticas públicas direcionadas à formação de um tipo específico de profissional, o tecnólogo, egresso dos cursos superiores de tecnologia, estando, portanto, circunscrito em diferentes campos da ciência, entre os quais destacam-se a Educação, Economia e Sociologia do Trabalho, mas, que se constituem em pano de fundo para o estudo de um objeto – a efetividade de políticas públicas – que pertence, eminentemente, ao campo da Administração Pública. O imbricamento dessas diversas áreas do conhecimento, na análise da temática aqui proposta, só evidencia a natureza multidisciplinar desta pesquisa. As graduações tecnológicas de nível superior têm sua origem e composição inseridas no processo de estruturação do ensino profissionalizante brasileiro, assim como os cursos técnicos de nível médio. Esse tipo de graduação foi concebido e moldado a partir de demandas impostas pelo mundo do trabalho, surgidas em consequência das transformações pelas quais passou a economia brasileira em sua estrutura produtiva, sobretudo a partir da década de 1930, quando o segmento industrial tornou-se o centro motor do processo de acumulação de capital no Brasil, após a falência do modelo agroexportador. Essas transformações na ordem econômica nacional impactaram sobremaneira o mundo do trabalho, gerando novas necessidades do ponto de vista da qualificação da mão de obra.
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