A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E DO DESIGN THINKING COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional, Design thinking, Gamificação, Partida JOIN,Resumo
O presente artigo foi elaborado como requisito paraconclusão do curso de Administração na Universidade
do Estado da Bahia (UNEB). O objetivo foi descrever
a aplicação da gamificação e do design thinking na
aprendizagem organizacional dos colaboradores de
uma organização. Para isto, realizou-se um estudo de
caso no Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por possuir ação
direta no desenvolvimento da tecnologia do Jogo da
Inovação (JOIN). A abordagem foi qualitativa de caráter
descritivo. Os dados primários da pesquisa foram obtidos
por meio de entrevista semi-estruturada, enquanto os
dados secundários foram análise documental (cartilhas
utilizadas pelas empresas participantes da Partida JOIN)
e revisão de literatura. Como categorias de análise foram
estabelecidas gamificação e design thinking. Os resultados
apontaram que ambas as ferramentas contribuem, de
forma significativa, para o aprendizado dos indivíduos,
inseridos neste processo, além de identificar problemas e
oportunidades, envolvendo, não só, o público interno, mas
também, o público externo da instituição. Demonstrandose a importância da ferramenta para as organizações
que se preocupam com a otimização de processos e
competitividade e, além disso, com a satisfação de
seus stakeholders.
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Publicado
2020-01-17
Como Citar
Dantas dos Santos Braga, T., & Celi Machado Pires, R. (2020). A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E DO DESIGN THINKING COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Revista Formadores, 12(8), 88. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/1252