GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA MARKETING:
Inferências na obra de Kotler e Keller (2012)
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v14i3.1389Resumo
A pesquisa teve como problemática a busca da resposta para a questão “Que relações podem ser observadas, na obra de Kotler e Keller (2012), quando se pensa em conhecimento?”. Sendo que os objetivos desse artigo se nortearam pela busca pela busca na obra de Kotler e Keller (2012) fundamentos que associassem as temáticas pensadas inicialmente (marketing e conhecimento nas organizações). Para atingir o objetivo e o problema propostos adotou-se uma metodologia qualitativa, com dados secundários obtidos diretamente na obra selecionada, a análise foi realizada no software de análise de conteúdo ATLAS.TI®, com determinação prévia dos códigos e das famílias de códigos para a análise (MKT: marketing, marketing holístico, marketing interno, marketing integrado e marketing de relacionamento; CON: conhecimento e aprendizagem; e ORG: empresas, organizações, companhias e indústrias). Em relação aos resultados atingidos por essa pesquisa, observou-se que no total foram encontradas aparições dos termos “marketing” com 1874 citações identificadas e de “empresas” com 1072, além do espalhamento quando se pensa nos demais termos tidos como chaves para essa pesquisa, tendo 8 dos 11 termos com menos de 100 citações. Os resultados permitem concluir que existem relações entre os termos, mesmo apresentando fraca relação entre os termos e não podendo se afirmar que o conhecimento é a base do marketing, se faz presente na obra e tem uma determinada importância no momento da escrita.