DESIGUALDADE SOCIAL EM PERÍODO DE PANDEMIA: O AUMENTO DO DESEMPREGO E DA POBREZA NO BRASIL EM 2020, EM UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PRINCÍPIO DE DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

O AUMENTO DO DESEMPREGO E DA POBREZA NO BRASIL EM 2020, EM UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PRINCÍPIO DE DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Marcelo Alves de Souza Filho Faculdade Adventista da Bahia
  • Thifane de Cássia Silva Santos Faculdade Adventista da Bahia
  • Adriano Brito Feitosa Faculdade Adventista da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v15i2.1394

Resumo

Este artigo analisa a desigualdade social no período da pandemia ocasionada pelo COVID-19 no Brasil entre os anos de 2020 e primeiro trimestre de 2021, sob a perspectiva do princípio da dignidade da pessoa humana. Inicialmente apresentou-se um escorço histórico acerca da construção do conceito de dignidade da pessoa humana. Após, discorreu-se sobre o espectro histórico concernente à pobreza e o desemprego no Brasil. Por fim, foi realizado um estudo da pandemia ocasionada pelo COVID-19 no Brasil, e as ações adotadas pelo governo federal com o intuito de conter os impactos na desigualdade social e desemprego. O objetivo deste artigo é responder a seguinte pergunta: “O governo adotou medidas que possibilitaram a minoração do impacto na desigualdade social e desemprego no contexto da pandemia causada pelo COVID-19?”. Nossa hipótese é de que o governo apresentou atos efetivos no combate à desigualdade social e o desemprego no contexto da pandemia causada pelo COVID-19 no Brasil. O método de pesquisa utilizado foi misto, por meio de fontes bibliográficas. Após a investigação, constatou-se que apesar do governo ter apresentado atos efetivos no combate à pandemia causada pelo COVID-19 no Brasil entre os anos de 2020 e primeiro trimestre de 2021, o alcance para se obter a minoração da desigualdade social e desemprego mostrou-se tímido, dada a situações estruturais que convergiram para tal resultado.

 

Palavras-chave:

Pandemia. Pobreza. Desemprego. Dignidade da pessoa humana.

Biografia do Autor

Marcelo Alves de Souza Filho, Faculdade Adventista da Bahia

Graduando em Direito, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Thifane de Cássia Silva Santos, Faculdade Adventista da Bahia

Graduanda em Direito, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Adriano Brito Feitosa, Faculdade Adventista da Bahia

Mestrando em Filosofia na Universidade Federal da Bahia (PPGF-UFBA). Especialista em Métodos de Ensino e Aprendizagem numa perspectiva Andragógica, na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Especialista em Relações Pessoais e Gestão de Conflitos, pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Especialista em Direito Constitucional, pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (SP). Especialista em Advocacia Trabalhista, pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (SP). Bacharelando em Filosofia, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bacharel em Teologia pelo Seminário Latino-Americano de Teologia da Bahia (SALT-FADBA). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL).

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Alves de Souza Filho, M., de Cássia Silva Santos, T., & Brito Feitosa, A. (2022). DESIGUALDADE SOCIAL EM PERÍODO DE PANDEMIA: O AUMENTO DO DESEMPREGO E DA POBREZA NO BRASIL EM 2020, EM UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PRINCÍPIO DE DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.: O AUMENTO DO DESEMPREGO E DA POBREZA NO BRASIL EM 2020, EM UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PRINCÍPIO DE DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista Formadores, 15(2). https://doi.org/10.25194/rf.v15i2.1394