FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Lídia Boaventura Pimenta
  • Celeste Maria Pacheco de Andrade
  • Tânia Moura Benevides

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v13i4.1426

Resumo

Este artigo busca avaliar a contribuição da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na formação de professores no estado da Bahia. A realização desse estudo partiu do levantamento de dados secundários para a avaliação da contribuição das políticas públicas de formação docente no Brasil, de forma geral e para a ampliação do número de vagas no estado da Bahia de forma específica. Também foi utilizada a pesquisa documental no levantamento de dados sobre a instituição estudada. Como principal resultado observou-se que a UNEB, utilizou-se de Política Pública da Educação – Universidade Aberta do Brasil (UAB) para iniciar as suas ofertas na modalidade de educação a distância. Essa oportunidade gerou para a instituição, um aprendizado significativo, tornando-a uma das maiores referências no estado da Bahia.

Biografia do Autor

Lídia Boaventura Pimenta

Graduada em Administração, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região, com ênfase na gestão universitária. Pró-Reitora de Planejamento da UNEB e Vice-Coordenadora da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD).

Celeste Maria Pacheco de Andrade

Doutorado em História: História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em História: História, Cultura e Práticas Sociais (PPGH/UNEB); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região - EduReg/UNEB.

Tânia Moura Benevides

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012), Mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (2003), graduada em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (1996), Especialista em Finanças Empresariais pela FGV (2000).

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Boaventura Pimenta, L., Maria Pacheco de Andrade, C., & Moura Benevides, T. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Revista Formadores, 13(4), 41. https://doi.org/10.25194/rf.v13i4.1426