“MEU MUSEU: DESVENDANDO A HISTÓRIA”: UMA CAMPANHA DE PRODUÇÃO CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PÚBLICOS DOS MUSEUS DO CORREDOR DA VITÓRIA EM SALVADOR (BA)
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v13i4.1427Resumo
Este artigo apresenta a produção cultural intitulada “Meu Museu: desvendando a história”, produto da disciplina Oficina de Produção Cultural, ministrada pelo professor Me. Rodrigo Soares, que buscou promover a formação de públicos para museus, incentivando alunos da rede pública de ensino da cidade de Salvador a visitar e frequentar com maior regularidade os espaços culturais soteropolitanos. O objetivo geral deste artigo é apresentar o projeto como uma campanha de produção cultural para a formação de públicos bem-sucedida.
Para isso, o percurso metodológico parte de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, debruçando-se em uma perspectiva descritiva-analítica. A execução do Projeto se dividiu em duas fases: Apresentando Museus e Vivendo Museus. A produção foi realizada utilizando recursos multimídia – vídeo e cartaz –, associado à apresentação e visitação aos museus. A atividade atingiu cerca de 250 estudantes de escolas públicas do bairro do Cabula, além de realizar visitas guiadas com alunos do Colégio Estadual Odorico Tavares ao Museu Carlos Costa Pinto, situado no Corredor da Vitória, nos dias 13, 20 e 27 de novembro de 2017.