MAPEAMENTO E GESTÃO POR PROCESSOS: ESTUDO DE CASO NO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DA EMPRESA MM SERVIÇOS EIRELI
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v14i1.1459Resumo
Diante das exigências do mercado, as organizações necessitam ser mais eficientes. Para isso muitas empresas deixaram de optar por trabalhar por uma gestão de tarefas e optaram por uma gestão por processos. O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de contas a pagar e a receber da empresa MM Serviços EIRELI, atentando-se para a identificação da necessidade de melhorias. Metodologicamente, o artigo tem abordagem qualitativa, baseia-se em um estudo de caso de natureza aplicada, no qual apresenta características exploratória e descritiva, utilizando a observação participante e o roteiro de entrevista como instrumento de pesquisa. A observação participante foi utilizada como forma de entender o processo de contas a pagar e receber; a entrevista, que foi realizada junto à gestora do setor financeiro e à uma assistente administrativa/financeira, foi utilizada para entender melhor os pontos fracos e fortes do processo organizacional. A análise dos resultados mostra que a falta de processos pode gerar gaps na estrutura processual de uma organização. Com base nas entrevistas, foi possível identificar pontos a serem melhorados no processo do estudo como também indicar a importância de ter processos bem definidos para que a organização fique mais eficiente, causando a diminuição do retrabalho e acarretando a satisfação nos colaboradores.