A ARTE DA EDUCAÇÃO VIRTUAL

REFLEXÕES EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (COVID-19)

Autores

  • Everaldo dos Santos Mendes
  • Edilmar Cardoso Ribeiro
  • Viviane França dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1488

Resumo

Neste escrito, objetivamos refletir sobre o fenômeno da virtualização em processos educativos, delineados em nosso doloroso tempo de pandemia: coronavírus (COVID-19). Para dar o corte necessário à nossa investigação, elegemos o espaço educativo formal de ensino a distância, o que culminou numa pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico. No século XXI, o educador — angustiado (ontologicamente) — vivencia o desmoronamento de sua paideia: a “liquidez” de saberes e práticas pedagógicas, cumulados historicamente. Diagnóstico: a existência humana é virtual — um projeto (inacabado). Não nos
deixemos cair no niilismo. Pedagogicamente, o relatório “Educação: um tesouro a descobrir” da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI — produzido para a UNESCO — aponta um caminho: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver. No que fazer do educador de hoje, o anúncio de uma educação de qualidade possível no ensino a distância caminha pari passu com a denúncia da opressão, por parte do Estado e das máquinas de ensinar. No movimento geral de virtualização, militamos por pedagogia latino-americana da esperança (patrimônio inestimável em pecúnia), capaz incluir pessoas humanas — singularmente consideradas — na sociedade contemporânea e na Humanidade.

Biografia do Autor

Everaldo dos Santos Mendes

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-Rio. Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais — PUC Minas. Reitor do Instituto Edith Theresa Hedwing Stein — ISTEIN. CV: http://lattes.cnpq.br/6102492484900096.

Edilmar Cardoso Ribeiro

Doutor em História da Igreja pela Pontificia Università Gregoriana — PUG. Professor da Faculdad de Teología da Pontificia Universidad Católica de Chile — PUC Chile. CV: http://lattes.cnpq.br/2238795542793736.

Viviane França dos Santos

Mestre em Estudos Interdisciplinares pela Universidade Federal da Bahia — UFBA. Professora da Rede Municipal de Ensino de Salvador (BA). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia (EAD) da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana — UNEF. CV: http://lattes.
cnpq.br/0672028547215740.

Publicado

2021-09-10

Como Citar

dos Santos Mendes, E., Cardoso Ribeiro, E., & França dos Santos , V. (2021). A ARTE DA EDUCAÇÃO VIRTUAL: REFLEXÕES EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (COVID-19). Revista Formadores, 14(4), 6-16. https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1488