O QUE HÁ DE VIR, VIRÁ!

TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO, ENSINO REMOTO E FATORES INTERVENIENTES

Autores

  • Daniela Santana Reis

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1492

Resumo

Conquanto se desenrola a história, as capturas do passado permitem compreender ou ao menos reconstruir marcos e/ou fenômenos no porvir. Se considerados os anos de 2020 e 2021, olhares retrospectivos conformarão diferentes imagens, como é o caso deste estudo. Este artigo evidencia parte das sínteses formuladas durante o Estágio Pós-doutoral, demarcado temporalmente pelo período de isolamento social em virtude da COVID-19. A pesquisa objetivou, de modo geral, compreender os sentidos atribuídos por professores do Ensino Superior sobre o trabalho docente, durante o período pandêmico, que se estendeu entre os anos de 2020 e 2021. A etapa abordada neste artigo particularizou as percepções sobre a docência, no período supracitado. Quanto ao método, a pesquisa é de natureza qualitativa, dos tipos exploratória e descritiva. Para a recolha das informações aqui discutidas, foram aplicados questionários digitais com quarenta e cinco professores do Ensino Superior. Os resultados indiciaram a insegurança no trabalho, oriunda da redução progressiva de carga horária de aulas; aumento da ansiedade relacionada a incerteza; insuficiência dos processos formativos pensados para atendimento as demandas do ensino remoto e diversificadas estratégias de enfrentamento aos resultados da crise multidimensional deflagrada pelas notícias da COVID-19. As considerações em perspectiva explicitaram que os impactos desse período repercutem nos tempos hodiernos e tendem a impulsionar a construção de novos cenários educacionais.

Biografia do Autor

Daniela Santana Reis

Universidade Federal da Bahia. Grupo Nobre. Pedagoga. Doutora em Educação. Gestora e docente do Ensino Superior.

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Santana Reis , D. (2021). O QUE HÁ DE VIR, VIRÁ! TRABALHO DOCENTE UNIVERSITÁRIO, ENSINO REMOTO E FATORES INTERVENIENTES. Revista Formadores, 14(4), 53-62. https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1492