O PAPEL DA CO-DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO DEDC I/UNEB
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1493Resumo
Neste artigo apresentamos uma experiência formativa na Licenciatura em Pedagogia, que emergiu diante de um cenário de novas adversidades, desafiando-nos a repensar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado com mediação tecnológica, no âmbito de um curso presencial, em uma universidade pública. Este redesenho do componente de Estágio Supervisionado incorporou um empreendimento de aperfeiçoamento profissional docente a partir da mobilização de aprendizagens profissionais sobre a docência, de forma articulada e investigativa, integrando professores do Ensino Superior, da Educação Básica e licenciandos de Pedagogia, cuja aliança formativa envolve a formação inicial e a formação continuada de professores para a Educação Básica. Tal experiência formativa docente apresentada neste texto foi delineada pelo Grupo de Pesquisa Interface: Investigação Interdisciplinar sobre a Formação do Educador, apresentada neste estudo, caracterizase pela intencionalidade formativa de encontros de formação intergeracional de professores que expressam a dinâmica da formação inicial e continuada nos arranjos desenvolvidos em práticas de Co-Docência para o Estágio Supervisionado. Neste estudo, a Co-Docência é compreendida como assessoria pedagógica sistemática e transversal dos docentes da Educação Básica e da Universidade aos licenciandos em iniciação profissional, estagiários e estagiárias. Os resultados são valiosos e inéditos, especialmente, em tempos de crise sanitária, com a melhoria da formação docente para atuação qualificada e científica na Educação Básica, reverberando em novos resultados e perspectivas para egressos do curso de Pedagogia, assim como da atualização do que se torna relevante no currículo da formação de professores.