O PAPEL DA CO-DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO DEDC I/UNEB

Autores

  • Camila de Souza Figueiredo Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Ana Cristina Castro do Lago Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Maria do Socorro da Costa e Almeida Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1493

Resumo

Neste artigo apresentamos uma experiência formativa na Licenciatura em Pedagogia, que emergiu diante de um cenário de novas adversidades, desafiando-nos a repensar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado com mediação tecnológica, no âmbito de um curso presencial, em uma universidade pública. Este redesenho do componente de Estágio Supervisionado incorporou um empreendimento de aperfeiçoamento profissional docente a partir da mobilização de aprendizagens profissionais sobre a docência, de forma articulada e investigativa, integrando professores do Ensino Superior, da Educação Básica e licenciandos de Pedagogia, cuja aliança formativa envolve a formação inicial e a formação continuada de professores para a Educação Básica. Tal experiência formativa docente apresentada neste texto foi delineada pelo Grupo de Pesquisa Interface: Investigação Interdisciplinar sobre a Formação do Educador, apresentada neste estudo, caracterizase pela intencionalidade formativa de encontros de formação intergeracional de professores que expressam a dinâmica da formação inicial e continuada nos arranjos desenvolvidos em práticas de Co-Docência para o Estágio Supervisionado. Neste estudo, a Co-Docência é compreendida como assessoria pedagógica sistemática e transversal dos docentes da Educação Básica e da Universidade aos licenciandos em iniciação profissional, estagiários e estagiárias. Os resultados são valiosos e inéditos, especialmente, em tempos de crise sanitária, com a melhoria da formação docente para atuação qualificada e científica na Educação Básica, reverberando em novos resultados e perspectivas para egressos do curso de Pedagogia, assim como da atualização do que se torna relevante no currículo da formação de professores.

Biografia do Autor

Camila de Souza Figueiredo , Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciada em Pedagogia (UNEB), Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Professora Assistente do Departamento de Educação I, participante do GP Interface.

Ana Cristina Castro do Lago , Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciada em Pedagogia (UCSal), Mestre em Educação (UFBA) e Doutora em Educação e Democracia (UB), Professora Adjunta do Departamento de Educação I, Lider do GP Interface.

Maria do Socorro da Costa e Almeida, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciada em Pedagogia (UFBA), Mestre em Educação (UFBA), Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Professora Adjunta do Departamento de Educação I, vice-líder do GP
Interface.

Publicado

2021-09-10

Como Citar

de Souza Figueiredo , C., Cristina Castro do Lago , A., & do Socorro da Costa e Almeida, M. (2021). O PAPEL DA CO-DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO DEDC I/UNEB. Revista Formadores, 14(4), 63-73. https://doi.org/10.25194/rf.v14i4.1493