OS BENEFÍCIOS E A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA PARA O DIFERENCIAL COMPETITIVO

Autores

  • Vitória dos Santos Silva
  • Brenda Stefane Souza Canteiro
  • Alexandro Landim
  • Ricardo de Queiroz Machado
  • Bassiro Só

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v15i1.1537

Resumo

De acordo com a Lei 12.305 - Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Logística Reversa se define pelos processos que auxiliam no retorno dos resíduos, caso ainda possam gerar um valor econômico, ecológico e legal, ou seja, que contenham capacidade de retornar ao ciclo produtivo, tendo como principal fator o foco no desenvolvimento sustentável para a respectiva geração de lucro. Ao considerar o aumento do consumo, nível de matéria[1]prima e cuidado para com o meio ambiente, empresas procuram reavaliar seus processos logísticos, implantando o ciclo reversa como uma maneira de melhorar a eficiência produtiva, através do reaproveitamento de resíduos reciclados, como nova matéria prima. Porém, esse processo já não é mais utilizado apenas para cumprir a lei, passou a ser visto também como ferramenta extra para auxiliar no desenvolvimento estratégico de competitividade, transformando-se em um adicional de eficiência. Deste modo, o objetivo do estudo versa avaliar como adoção da logística reversa contribui para o desenvolvimento competitivo das empresas. Para isso, foi utilizado o método de estudo de caso, aplicado em uma importante empresa automotiva conhecida no território nacional, através da identificação de indicadores de desempenho sobre perspectivas variadas com base no Balanced Scored (BSC), e avaliação dos resultados. Para fundamentar o estudo, a foram apresentados os conceitos da logística reversa, estratégia e competitividade. E com a metodologia escolhida, foi possível identificar o impacto da Logística Reversa sobre o desempenho empresarial, constatando ganhos benéficos sobre as perspectivas variadas, tais como: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. O estudo de caso envolveu uma pequena quantidade de pessoas da empresa escolhida, que compreendem e trabalham com a Logística Reversa diretamente, limitando nossa capacidade de análise. Portanto, para estudos futuros, recomenda-se realizar uma análise mais ampla, visto que o mundo caminha para o desenvolvimento sustentável com a Logística Reversa.

Biografia do Autor

Ricardo de Queiroz Machado

Professor do Curso de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, Campus Hortolândia – UNASP-HT. Doutorando em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Mestre em Economia aplicada pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo.

Bassiro Só

Professor dos cursos de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, Campus Hortolândia - UNASP-HT. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Administração pelo UNASP.

Publicado

2022-05-16

Como Citar

dos Santos Silva, V., Souza Canteiro, B. S., Landim, A., de Queiroz Machado, R., & Só, B. (2022). OS BENEFÍCIOS E A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA PARA O DIFERENCIAL COMPETITIVO. Revista Formadores, 15(1). https://doi.org/10.25194/rf.v15i1.1537