Gestão do conhecimento e sustentabilidade nas médias e grandes empresas de Campina Grande do Sul e Quatro Barras - RS
Palavras-chave:
Aprendizagem, Conhecimento, Desenvolvimento, Sustentabilidade, Gestão, Learning, knowledge, development, management and sustainability,Resumo
O presente artigo de revisão e de estudo multicaso visa diagnosticar a relação existente entre os investimentos realizados por organizações de médio e grande porte dos municípios de Campina Grade do Sul e Quatro Barras, Estado do Paraná, em gestão estratégica do conhecimento e da aprendizagem, e o processo de sustentabilidade destas organizações no seu mercado de atuação. Crê-se, como pressuposto básico, que a gestão estratégica do conhecimento e da aprendizagem é fator preponderante no alcance da satisfação de clientes internos e externos. Acredita-se que, com isso, as organizações tendem a obter um nível mais elevado de poder de competitividade e consequente sustentabilidade. Crê-se ainda que o alto grau de competitividade predominante no mundo dos negócios tem comprometido a sustentabilidade de muitas organizações; estas, muitas vezes por desinformação ou até mesmo por falta de flexibilidade de seus dirigentes, deixam de perceber algumas soluções que
poderiam certamente contribuir para amenizar os efeitos dessa acirrada competição. Ainda com base no fato de que se vive, inquestionavelmente, a era da informação e do conhecimento, espera-se que as organizações candidatas a vencedoras sejam aquelas que mais acreditam e investem em desenvolvimento permanente do seu capital intelectual, permitindo uma maior consolidação dos seus objetivos e metas de crescimento e sustentabilidade.
Abstract
This review article and multicase study aimed at diagnosing the relationship between the investments made by organizations large and medium-sized municipalities of Campina Grade do Sul and Quatro Barras, State of Parana in strategic knowledge management and learning, process and the sustainability of these in your market. It is believed, as a basic premise, that strategic management of knowledge and learning is a major factor in achieving the satisfaction of internal and external customers and, thus, organizations tend to get a higher level of competitive power and consequent sustainability. It is believed also that the high degree of competitiveness prevailing in the business world, has compromised the sustainability of many organizations, which often
misinformed or even lack of flexibility of its leaders, fail to realize that some solutions could certainly help to mitigate the effects of fierce competition. Still, based on the fact that one lives, unquestionably, the information age and knowledge, it is expected that organizations are seeking to win over those who believe and invest in ongoing development of its intellectual capital, allowing further consolidation their objectives and goals for growth and sustainability.