Comportamento do consumidor de cosméticos: um estudo exploratório
Palavras-chave:
comportamento consumidor, cosméticos consumer behavior, cosmetics,Resumo
O comportamento de compra do consumidor é uma área essencial do marketing e por isso faz-se necessário o seu estudo. O mercado de cosméticos mostrou grande crescimento nos últimos anos e por isso é importante estudar o comportamento do consumidor desse tipo de produto. O presente estudo teve como objetivo analisar a Percepção dos Consumidores e Vendedores sobre o Processo de Compra de cosméticos. Para atingir o objetivo, os métodos de pesquisa utilizados foram o qualitativo, através de entrevistas com vendedoras de cosméticos. E o quantitativo, de cunho conclusivo descritivo, através de questionários aplicados com consumidores de cosméticos. A partir
da análise dos dados, constatou-se que os consumidores, em sua maioria, são mulheres adultas e solteiras. Entretanto, o público masculino mostrou um crescimento relevante na aquisição desses produtos. Quanto à aprendizagem, percebeu-se que ela ocorre de forma deliberada e através de uma busca de informações sobre os produtos. E a teoria Behaviorista é a que melhor explica os processos de aprendizagem dos consumidores de cosméticos. Com relação às principais motivações, elas são baseadas nos benefícios e na satisfação que os cosméticos trazem aos consumidores, tendo os est ímulos interiores – desejo de melhor aparência, bem-estar e autoestima – como principais motivadores para a compra de cosméticos. Os estilos de vida diferenciam o comportamento de compra, visto que cada indivíduo procura aqueles produtos que se assemelham aos seus gostos, preferências e personalidades. Com isso, conclui-se que o comportamento de compra dos consumidores se dá a partir de um processo de busca de informações e benefícios percebidos.
Abstract
The buying behavior of the consumer is a key area of marketing and why it is necessary its study . The cosmetics market has shown steady growth in recent years and so it is important to study consumer behavior of this type of product. The present study aimed to analyze the perception of consumers and sellers on the Process of Buying cosmetics . To achieve the goal , the research methods used were qualitative , through interviews with sellers of cosmetics . And the quantitative, descriptive conclusive nature , through questionnaires to consumers of cosmetics. From the data analysis, it was found that consumers , mostly adult women are unmarried. However, the male showed significant growth in the purchase of these products. As for learning , it was realized that it is deliberately and through a search for information about products. And Behaviorist theory is the one that best explains the learning processes of consumer cosmetics. Regarding the main motivations , they are based on the benefits and satisfaction that cosmetics bringing consumers, taking stimuli interior - the desire to look better well -being and self-esteem - as key motivators for buying cosmetics . Differentiate the lifestyles buying behavior , as each individual seeks those products that rese mble their
tastes , preferences and personalities . This indicates that the buying behavior of
consumers occurs through a process of information search and perceived benefits .