VALORES NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS
Palavras-chave:
Redes de conhecimentos e valores, Aprendizagem-ensino, Redes de subjetividade, Cotidiano, Knowledge networks, subjectivity networks, value, daily life teaching and learningResumo
Síntese de palestra proferida no I Seminário sobre Educação em Valores /IAENE, em novembro de 2002, que reflete sobre valores como conhecimentos especiais cuja maneira de reprodução/transmissão/criação se dá de formas ainda não inteiramente conhecidas porque circulando/sendo tramados em nossas tantas redes cotidianas de viver e de significações. Analisa que ao buscar compreender os saberes da prática é preciso destacar que as maneiras hegemônicas de "ver" a realidade e como em relação a ela são criados conhecimentos significam, sobretudo, limites para se compreender como são os conhecimentos e os valores nos tantos cotidianos em que vivemos, dentro das relações que neles e entre eles são formadas. Buscar, portanto, compreender como os valores são reproduzidos, transmitidos e criados cotidianamente na relação dos sujeitos da escola com a tecnologia vai exigir um movimento de transgressão do já aprendido, sabendo que este nos fez cegos e surdos aos mesmos.
ABSTRACT
This article is an abridged version of a lecture presented in the I Seminar on Education in Values, presented at IAENE/Brazil, in Nov. 2002. It depicts values as special types of knowledge whose reproduction, transmission, and creation we cannot yet fully comprehend. They are fixedly woven or freely move in so many of our daily webs of life and meaning. The author claims that when one tries to understand the kind of knowledge that has to do with practice, he or she must come to terrns with the fact that hegemonic ways of "seeing" reality and the ways that the comprehension of it is created, entail - above all else - limitations to our understanding of knowledge and value in daily life within the framework of the relationships that are formed in and between them. The decision to seek to understand how values are reproduced, transmitted and created daily in the way human beings interact with the educational and technological settings calls for a brief transgression of what we had leaned previously, because that is precisely what makes us blind and numb regarding them.