EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E VALORES:DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES À CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Concepções dos professores, Autonomia.Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar os aspectos teórico-metodológicos e os resultados de um estudo que se propôs compreender as relações entre as concepções dosprofessores – acerca da Matemática e do seu ensino – e o processo de construção e/ou reforço da autonomia dos alunos. Os objetivos que fundamentaram este estudo foram: identificar as concepções que se manifestam nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática e avaliar as relações e influências que se estabelecem entre tais concepções e o processo de construção e/ou reforço da autonomia dos alunos. Como fundamentação teórica, adotei o conceito de concepções – objetivistas, centradas no sujeito e centradas na construção social do conhecimento –, o valor da autonomia e os princípios da educação como construção da personalidade moral. Do ponto de vista metodológico, adotei uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando a observação participante e a entrevista semi-estruturada como técnicas de coleta dos dados. Como resultados encontrados, constatei que os professores pesquisadosapresentam, predominantemente, concepções objetivistas acerca da Matemática e do seu ensino, concepções estas que, interpretadas à luz dos princípios da educação como construção da personalidade moral autônoma, não contribuem para a construção e/ou reforço da autonomia dos alunos, possibilidade esta que é sinalizada pelas concepções centradas na construção social do conhecimento.Publicado
2005-01-15
Como Citar
Ferreira Roseira, N. A. (2005). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E VALORES:DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES À CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. Revista Formadores, 1(2), 243. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/33
Edição
Seção
Artigos