A superlotação do transporte coletivo urbano sob a ótica do custo contábil: um estudo no município de Salvador (RMS)
Palavras-chave:
Transporte coletivo. Custo contábil. Economia de escala. Superlotação, Salvador.Resumo
Este artigo propõe entender o processo de superlotação pela composição de custo operacional do sistema de transporte coletivo público. Além disso, outro objetivo é fazer uma análise crítica acerca desse processo de superlotação a partir do custo contábil. O estudo foi realizado no município de Salvador, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, teve também acesso à planilha de custos da Transalvador. No intuito de alcançar os objetivos foram abordados os aspectos econômicos inerentes ao setor de transporte público, como a sua regulamentação e os fatores que desencadeiam a superlotação; foi investigado também a forma de custeio praticada pelas empresas prestadoras desse serviço na cidade de Salvador-BA, com base no Decreto nº 23.311/12. A partir da projeção do aumento dos custos com a ampliação de 10% da frota, notou-se que a eliminação da superlotação encarece o serviço, com isso, a mesma contribui a diluição dos custos.
Referências
BRASIL. Lei Nº 12.587: Política Nacional de Mobilidade Urbana. 2012
BRASIL. Código Tributário Nacional e Constituição Federal. 18 ed. São Paulo: Saraiva. 2012.
CARVALHO JUNIOR, Cesar Valentim de Oliveira. BRUNI, Adriano Leal. PAIXÃO, Roberto Brazileiro. OLIVEIRA FILHO, Nivaldo Fernandes. Uso da Margem de Contribuição em Controladoria: Um estudo de caso em empresa de transporte urbano de passageiros. Revista de Contabilidade em Ciências Contábeis da UERF: Rio de Janeiro. 2009.
KUPFER, David. HASENCLEVER Lia (Org.). Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticas no Brasil. 15ª Tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier. 2002
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10 ed. Atlas: São Paulo: Atlas. 2010.
PINHO, Diva Benevides. VASCONCELLOS, Marco Antônio S. de. TONETO JUNIOR, Rudinei Toneto (Org.). Manual de Economia: Equipe de professores da USP. 6 ed. São Paulo: Saraiva. 2011.
SALVADOR. Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador. Nota Técnica. Planilha de Custos do STCO. Salvador, BA. 2013. Disponível em: <http://www.transalvador.salvador.ba.gov.br/?pagina=informacoes/planilha_custo_onibus/planilha_custo#>. Acesso em 5 de Julho de 2013.
SANTOS, Nálbia de Araújo. Uma Reflexão Crítica Sobre o Modelo Tarifário para o Transporte Coletivo Urbano por Ônibus no Brasil:uma abordagem de gestão econômica. São Paulo: USP (FEA). Dissertação. 2002.
SHANK, John K. GOVINDAJAN, Vijay. A Revolução dos Custos. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Campus. 1997.
SILVA. Antônio Carlos Ribeiro de. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2010.