Marketing de Relacionamento em Instituições Educacionais: uma análise em uma instituição universitária

Autores

  • Aisllan Costa Faculdade Adventista da Bahia
  • Roseli de Oliveira Costa Faculdade Adventista da Bahia
  • Fabio Vinicius de Macedo Bergamo Faculdade Adventista da Bahia

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Retenção, Lealdade, Ensino Superior

Resumo

O presente estudo tem como objetivo a verificação do nível de lealdade dos clientes alunos de uma instituição de ensino superior. Baseado no modelo de Bergamo (2008), foi levado em consideração os seguintes aspectos como variáveis: satisfação, qualidade percebida, integração social, integração acadêmica, comprometimento cognitivo, comprometimento com as metas, com atividades profissionais, com a família, com atividades não universitárias, comprometimento emocional, confiança e lealdade. O estudo foi caracterizado como uma pesquisa de campo e abordagem quantitativa, abrangendo seis hipóteses sobre a influência das variáveis na lealdade dos clientes alunos. Como resultado da pesquisa foi identificado que investimento em uma filosofia de marketing de relacionamento é importante para o estabelecimento de uma relação atitudinal entre instituições educacionais e seus clientes. O atributo satisfação se mostrou como um grande diferencial na escolha da IES e um dos elementos necessários para a retenção e lealdade na educação do ensino superior na instituição escolhida.

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Costa, A., Costa, R. de O., & Bergamo, F. V. de M. (2014). Marketing de Relacionamento em Instituições Educacionais: uma análise em uma instituição universitária. Revista Formadores, 7(2), 35. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/435