ESCOLA E SEUS DANOS PATRIMONIAIS: Uma análise a partir da percepção de alunos de uma escola pública no município de São Félix-BA

Autores

  • Luana Souza Faculdade Adventista da Bahia - FADBA
  • Priscilla Ramos de S. Fraga Pedreira FADBA
  • Fabio Ribeiro Araújo FADBA
  • Itana Maria F. Macarenhas FADBA
  • Fabianno Andrade Lyra
  • Mariana Leonesy da S. Barreto

Palavras-chave:

Função da Escola. Violência escolar. Estudantes. Patrimônio.

Resumo

Este artigo é uma reflexão crítica e reflexiva acerca da escola e dos danos patrimoniais a ela causados sob a ótica discente. Objetiva identificar os principais danos causados a esse patrimônio, compreender como se processa a desvalorização desse espaço de aprendizagem por parte de sua clientela, indicar e interpretar as possíveis causas para as significações apresentadas pelos alunos quanto a essa Instituição no que se refere à relação deles com ela. O presente estudo foi efetivado por meio da metodologia compreensiva, de abordagem qualitativa, no município de São Félix-BA, com estudantes do 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental II de uma escola pública, através de entrevistas semiestruturadas com o total de 13 perguntas e amostra de 8 participantes de ambos os gêneros (masculino e feminino). Durante o processo da pesquisa foi utilizada a revisão bibliográfica e estudo de caso. A análise dos resultados indicou que a escola desempenha o papel unicamente de ensinar, conforme o entendimento discente, a violência ao patrimônio é causada para propiciar a ausência de aulas e justificada como amenizadora das tensões emocionais dos discentes, além de permitir a compreensão dos desvios socioculturais construídos acerca das significações sobre o patrimônio material e imaterial da escola em análise. Este trabalho traz informações essenciais para o planejamento de intervenções e políticas públicas adequadas às características daquela população, programas que favoreçam o pleno desenvolvimento daqueles estudantes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura, além de propiciar a discussão ampliada por parte de cientistas sociais, psicólogos e interessados em questões de preservação ambiental e patrimonial.

Referências

AQUINO, Júlio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 47, dezembro/98. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n47/v1947a02.pdf. Acesso em: 06 nov. 2012

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara: 1973.

BRANDÃO, Carlos R. In: SOUZA, Ana Inês (Org.)[et al.]. Paulo Freire: vida e obra. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

DAYRELL, Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. Disponível em: http://ensinosociologia.pimentalab.net/files/2010/09/Dayrell-1996-Escola-espa%C3%A7o-socio-cultural.pdf. Acesso em: 22 out. 2012

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Tradução de José Carlos Eufrázio. São

Paulo: Cortez, 1998.

FELIPPE, Maíra Longhinotti; RAYMUNDO, Luana dos Santos; KUHNEN, Ariane. Frequência autorreportada de vandalismo na escola: questões de gênero, idade e escolaridade. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 43, n. 2, pp. 243-250, abr./jun. 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FONTOURA, H. A. A licenciatura na faculdade de formação de professores na UERJ. In DIAS, C. L. (Coord.) Espaços e tempos de educação. Rio de Janeiro: BRASA/ Núcleo de trabalhos e estudos em educação/ Edições Autorais, 2004.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. 12 ed. São Paulo: PAZ e TERRA, 2007.

JUNG, Carl Gustav. A Dinâmica do Inconsciente. Obras Completas. Vol. VIII. Petrópolis. Ed. Vozes. 2 Edição 1991

Organização do Trabalho Pedagógico: pensadores da Educação, Jacques Delors. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=337. Acesso em: 06 nov. 2012

MAHONEY, Abgail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org.). Henri Wallon. Psicologia e Educação. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

MIRANDA, Marília Gouvea de. O processo de socialização na escola: a evolução da criança.In: LANE, S. & COOD, W. Corgs.. Introdução a psicologia social: o homem em movimento. Ed. Vozes, 2008, p.125-135.

MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004

MOSER, Gabriel. Psicologia Ambiental. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X1998000100008&script=sci_arttext. Acesso em: 04 nov. 2012

RODRIGUES, Zuleide Blanco. Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica. Disponível em: http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056. Acesso em: 02 nov. 2012

SCHNORR, Giselle Moura. Pedagogia do Oprimido. In: SOUZA, Ana Inês (Org.)[et al.]. Paulo Freire: vida e obra. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SILVA, Hermínia Helena; CASTRO, Leonardo Villella de. Formação docente e violência na escola. Psicol. educ. n.26 São Paulo, jun. 2008

SILVIA, Aída Maria Monteiro. A violência na escola: a percepção dos alunos e professores. Dísponivel em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p253-267_c.pdf. Acesso em: 04 nov. 2012.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afecheto; 7ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZALUAR, A. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004. Capítulo 4.

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Souza, L., Ramos de S. Fraga Pedreira, P., Ribeiro Araújo, F., F. Macarenhas, I. M., Andrade Lyra, F., & Leonesy da S. Barreto, M. (2014). ESCOLA E SEUS DANOS PATRIMONIAIS: Uma análise a partir da percepção de alunos de uma escola pública no município de São Félix-BA. Revista Formadores, 7(3), 28. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/452