ESCOLA E SEUS DANOS PATRIMONIAIS: Uma análise a partir da percepção de alunos de uma escola pública no município de São Félix-BA
Palavras-chave:
Função da Escola. Violência escolar. Estudantes. Patrimônio.Resumo
Este artigo é uma reflexão crítica e reflexiva acerca da escola e dos danos patrimoniais a ela causados sob a ótica discente. Objetiva identificar os principais danos causados a esse patrimônio, compreender como se processa a desvalorização desse espaço de aprendizagem por parte de sua clientela, indicar e interpretar as possíveis causas para as significações apresentadas pelos alunos quanto a essa Instituição no que se refere à relação deles com ela. O presente estudo foi efetivado por meio da metodologia compreensiva, de abordagem qualitativa, no município de São Félix-BA, com estudantes do 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental II de uma escola pública, através de entrevistas semiestruturadas com o total de 13 perguntas e amostra de 8 participantes de ambos os gêneros (masculino e feminino). Durante o processo da pesquisa foi utilizada a revisão bibliográfica e estudo de caso. A análise dos resultados indicou que a escola desempenha o papel unicamente de ensinar, conforme o entendimento discente, a violência ao patrimônio é causada para propiciar a ausência de aulas e justificada como amenizadora das tensões emocionais dos discentes, além de permitir a compreensão dos desvios socioculturais construídos acerca das significações sobre o patrimônio material e imaterial da escola em análise. Este trabalho traz informações essenciais para o planejamento de intervenções e políticas públicas adequadas às características daquela população, programas que favoreçam o pleno desenvolvimento daqueles estudantes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura, além de propiciar a discussão ampliada por parte de cientistas sociais, psicólogos e interessados em questões de preservação ambiental e patrimonial.
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