O ensino da teoria evolucionista na perspectiva dos professores de ciências da rede adventista de ensino

Autores

  • Wellington Gil Rodrigues FACULDADES ADVENTISTAS DA BAHIA
  • Priscila Prazeres Clementino Faculdades Adventistas da Bahia

Palavras-chave:

evolução, ensino, professores, rede adventista de ensino

Resumo

O presente estudo se baseia na análise das perspectivas dos professores de ciências da rede adventista sobre o ensino da teoria evolucionista. Tendo em vista que essas escolas têm uma filosofia baseada nos princípios bíblico-cristãos, é necessário que os professores tenham concepções claras a respeito da teoria em questão. Objetivou-se nesse artigo investigar as concepções teóricas dos professores de ciências da rede adventista sobre o ensino da teoria evolucionista. A base teórica conceitual emerge das contribuições de autores como Collins (2007); Mcgrath (2005); Barbour (2004); Goedert (2004); Futuyma (2002); Roth (2010); Nahor (2004); Dawkins (2009); Creswell (2010). A opção metodológica pauta-se na abordagem de natureza qualitativa, com utilização de entrevista como método para coleta de dados e registros. Conclui-se que os professores ensinam evolução apenas como requisito de trabalho e também pelo fato de ser um conteúdo exigido no currículo de biologia, levando-se em conta as justificativas apresentadas todos afirmaram que não é possível conciliar as duas explicações para as origens. 

Biografia do Autor

Wellington Gil Rodrigues, FACULDADES ADVENTISTAS DA BAHIA

Pedagogo (Universidade Estadual do Maranhão)

Mestre em Educação (Universidade Federal do Maranhão)

Doutorando em História das Ciências (Universidade Federal da BAhia)

Professor de Ciência e Religião FADBA

Priscila Prazeres Clementino, Faculdades Adventistas da Bahia

Pedagoga pela Faculdades Adventistas da Bahia

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Publicado

2014-06-18

Como Citar

Rodrigues, W. G., & Clementino, P. P. (2014). O ensino da teoria evolucionista na perspectiva dos professores de ciências da rede adventista de ensino. Revista Formadores, 7(3), 05. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/481