EDUCACIÓN Y SOLIDARIDAD: MÁS ALLÁ DE LA JUSTICIA
Palavras-chave:
Solidariedade, Co-Responsabilidade, Justiça, Solidarity, co-responsibility, justice,Resumo
Reflete sobre o momento atual da humanidade, o qual é fundamental ir além do modelo de justiça já assumido, incapaz de deter o avanço galopante da violência no mundo. A globalização das condições de bem-estar social- que exigem a dignidade humana para seu pleno desenvolvimento - não pode mais tardar. Nesse contexto a solidariedade, uma qualidade humana e, portanto, um valor, expressa-se como o reconhecimento prático da obrigação natural que os indivíduos e os grupos humanos têm de contribuir para o bem estar de todos: uma qualidade que exige sensibilidade, empatia e cooperação para com os que vivem em condições abaixo das demandas de dignidade humana.
Analisa outras frentes que demandam uma ação solidária e que expressam-se nas gerações diferentes, nas culturas oprimidas e nas condições deterioradas do trabalho e do meio ambiente: uma solidariedade em situações concretas, qualidade desejável em todos os seres humanos, e que necessita ser cultivada na pessoa desde os primeiros anos de vida, convertendo-se a educação em uma estratégia fundamental na formação da consciência moral e social solidária.
ABSTRACT
This artic1e reflects upon humanity's present moment when one must go beyond the established model of justice, which is unable to hold back the hurtling advance of violence upon the world. The globalization of the conditions for social welfare - whose full development demands all of man's dignity - must not be postponed. Thus, solidarity as a human quality - and therefore a value - can only find expression as the practical acknowledgment of the natural duty that individuals and human groups have to contribute for the well being of all. Such value calls for sensitivity, empathy and cooperation on behalf of those who live in substandard conditions. This article probes, as well, other fronts, which necessitate commonality. They consist' of generation gaps, cultural oppression, deplorable work settings, and environrnental hazards. The author calls for solidarity in these concrete situations, and envisions it as a value that all must attain, and that all must nurture from their early days. On account of this, he sees education as an essential strategy for the development and shaping of man's moral conscience and human solidarity.