Reflexões acerca da vida escolar de uma criança que vive em uma instituição de acolhimento
Palavras-chave:
Criança, Escola, Instituição de acolhimento, Afetividade.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar a vida escolar de uma criança que vive numa instituição de acolhimento. Para a realização da pesquisa foi utilizado como metodologia observações na instituição, entrevista com a criança acolhida, bem como entrevistas através de questionários com a Assistente Social da instituição de acolhimento e uma professora da escola onde a criança estuda. Foram utilizados como aporte teórico os autores Costa (2005), Guará (2005), Buffa, Teixeira e Rossetti-Ferreira (2010), entre outros. Os resultados obtidos com a pesquisa foram significativos, visto que revelaram aspectos relevantes, entre eles a forma como é conduzida vida escolar de uma criança acolhida. As conclusões atingidas apontam para uma renovação em relação ao que se pensa e ao que se afirma sobre a vida escolar de uma criança que está vivendo em processo de acolhimento, haja vista que no momento em que é oferecido carinho, atenção e interesse pela vida escolar da criança acolhida, a mesma tende a ter um comportamento que a leva a viver de modo maduro e feliz.Referências
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