Indicadores de Adoção de Boas Práticas de Governança de TI: Um Estudo em uma Fundação Pública de Pesquisa
Palavras-chave:
Governança de TI. Boas práticas. Indicadores. Importância.Resumo
A utilização de Tecnologias da Informação (TI) nas organizações trouxe integração entre as diversas áreas e facilitou a cooperação entre seus profissionais, tornando seus processos internos mais rápidos e eficientes. Essas soluções isoladas de TI evoluíram para sistemas transversais, que integram processos de diferentes áreas da organização, trazendo para os altos escalões informações da organização como um todo, que ajudavam na tomada de decisões estratégicas. Soluções e serviços de TI que eram, a princípio, pouco relevantes e muitas vezes vistos como curiosidades tecnológicas, ganharam importância ou se tornaram essenciais. O aumento dos gastos das organizações com TI, nem sempre alinhados aos objetivos das organizações, tornam necessária a garantia dos retornos esperados e a mitigação dos riscos relacionados a TI. Isso traz a necessidade de mudanças nos processos internos de TI. Uma vez que a TI é atualmente um destino de investimentos significativos e também uma área estratégica, é necessária uma governança eficaz para direcionar suas ações aos objetivos da organização. Uma boa Governança de TI faz com que a administração e a utilização da TI estejam em harmonia com os objetivos e com os comportamentos esperados pelo negócio. Este trabalho procurou identificar a percepção da importância de indicadores de adoção de boas práticas de Governança de TI para profissionais de TI e gestores de unidades descentralizadas de uma instituição pública de pesquisa através de uma pesquisa survey, com base nos processos e controles da biblioteca ITIL, do modelo COBIT e da norma ABNT NBR ISO IEC 27002 associados ao modelo de Fernandes e Abreu (2008). O estudo mostrou que
a Continuidade dos Serviços de TI, o Plano Diretor de TI, a Segurança Lógica dos Ativos de TI e o Comitê de Segurança da Informação são os indicadores considerados mais importantes para os respondentes.
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