PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DE SMARTPHONE: UMA ANÁLISE COM JOVENS/ESTUDANTES DA FADBA
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Processo Decisão de Compra, FADBA, Smartphone.Resumo
Esse artigo tem como objetivo conhecer melhor o processo de decisão de compra de um smartphone e os critérios mais relevantes na compra do mesmo para os jovens. Essa pesquisa teve como público-alvo os jovens/alunos da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) em Cachoeira Bahia. Para tal, foi construída uma pesquisa de caráter exploratório. Na fase de pesquisa de campo, optou-se pela utilização de questionários, como instrumento de coleta de dados primários. A amostra foi calculada pelo Método de Amostra Aleatória Simples a fim de que todos os cursos tivessem uma amostra proporcional ao número de alunos, sendo assim, o instrumento de coleta foi aplicado com 53 respondentes. Os resultados evidenciaram a existência de critérios mais determinantes no processo de decisão de compra dos jovens consumidores da FADBA. Esses critérios foram medidos por grau de importância [1 sem-importância a 5 muito importante]. Verificou-se que a durabilidade da bateria do smartphone, o Sistema o Operacional Android e a tela resistentes a riscos são os critérios que os jovens acham muito importante para a sua decisão na hora da compra de seu smartphone. Em contrapartida outros critérios como o peso e o tamanho do smartphone não são determinantes.
Referências
BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. 9. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Globo, site disponível em:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/04/venda-de-smartphones-sobe-55-no-brasil-em-2014-diz-idc.html. Acessado: 27/07/2015.
HAWKINS, Del I.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEST, Roger J. Comportamento do Consumidor. Construindo a estratégia de marketing. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12.ed. Pearson, 2007.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A Construção do Saber: Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Tradução: Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG. 1999.
LEVITT, T. Marketing myopia. Harvard Business Review. v. 38, p. 45-56, jul/ago, 1960.
LYE, W., & RUNDLE-THIELE, S. (2008). Decisions, decisions, decisions. International Journal of Market Research, 50(6), 797–816.
MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Tecmundo, site disponível em:
http://www.tecmundo.com.br/android/60002-android-passa-ios-sistema-operacional-movel-usado-mundo.htm Acessado:27/07/2015.