O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA AUTOCRÁTICA E DEMOCRÁTICA
Palavras-chave:
Piaget, Jean, 1896-1980, Desenvolvimento moral, Construtivismo (Educação), Conflito interpessoal, Moral development, Constructivism (Education), Interpersonal conflict,Resumo
Esse artigo apresenta algumas considerações extraídas de uma pesquisa de doutorado que investigou se o ambiente escolar influencia a maneira como os alunos se relacionam e lidam com seus conflitos interpessoais. Inicialmente é apresentado o quadro teórico da pesquisa, descrevendo o desenvolvimento moral segundo a teoria de Jean Piaget, e são estabeleci das algumas reflexões sobre o ambiente sociomoral da escola e a construção da autonomia. Em seguida, são apresentados os processos de resolução de conflitos interpessoais tanto numa perspectiva tradicional quanto na construtivista. Considerando que o processo de resolução empregado interfere nas interações entre os alunos e no desenvolvimento socioafetivo dos mesmos, transmitindo mensagens que dizem respeito à moralidade, são analisadas algumas consequências dessas intervenções na formação das crianças.
ABSTRACT
The article presents some considerations of a doctorate research, which has investigated whether the school environment does influence on the children's relationships as well as on the way they deal with their own interpersonal conflicts. At first, the theories applied at the research are briefly explained, such as Piaget's children moral development theory, and the connection between the sociomoral environment and the autonomy construction is established. At second, we present the different processes of interpersonal conflict resolution not only through both traditional and constructivist perspectives. Taking into consideration the fact that resolution processes send the children ideas of morality, what interferes at the children's mutual interaction and at their social-affective development, we analyze some of the consequences of these interventions while they are being formed.