OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO CRM: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO QUE ATUA NA ÁREA DE SAÚDE
Palavras-chave:
CRM. Relacionamento. Saúde.Resumo
Este trabalho constitui um estudo de caso desenvolvido em uma organização que atua na área de administração de planos de saúde empresariais e prestação de serviços médico-hospitalares, onde foram abordados aspectos relativos ao Customer Relationship Management (CRM). O objetivo geral da pesquisa é identificar os impactos que a implantação de um programa de CRM pode trazer para uma organização que atua na área de saúde, tendo como objetivos específicos identificar o programa de gestão de relacionamento com o cliente adotado pela organização em análise; verificar os benefícios alcançados com a adoção deste programa e suas possíveis deficiências. O trabalho justifica-se devido à relevância do tema para empreendedores da área de saúde, considerando que à implantação do CRM neste segmento ainda é um tema pouco discutido no meio acadêmico. Na metodologia foi utilizada a pesquisa exploratória através da utilização de referenciais bibliográficos, pesquisa descritiva e pesquisa de campo, onde foi elaborada uma entrevista com a Gerente de Relacionamento com o Cliente. Ao concluir a pesquisa pôde-se verificar a obtenção de vantagem competitiva por parte da organização estudada ao adotar o programa de CRM, entretanto vale ressaltar que os benefícios alcançados poderiam ser mais efetivos se este programa estivesse integrado em todos os setores da organização.Referências
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
BARROS, Aidil Jesus Paes de, LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Makron Books, 1986.
BESSA, Christiane Ferreira Marques Neto de Bessa. Marketing de Relacionamento como Instrumento de Gestão. In: Marketing de Relacionamento: Para Organizações de Saúde. Valdir Ribeiro Borba (Org.). 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
BORBA, Valdir Ribeiro. Marketing de Relacionamento em Saúde. In: Marketing de Relacionamento: Para Organizações de Saúde. Valdir Ribeiro Borba (Org.). 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
______, Fidelização em Saúde: Como encantar e manter clientes. In: Marketing de Relacionamento: Para Organizações de Saúde. Valdir Ribeiro Borba (Org.). 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
______. Parcerias Estratégicas e Inovadoras no Relacionamento em Saúde. In: Marketing de Relacionamento: Para Organizações de Saúde. Valdir Ribeiro Borba (Org.). 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
BRETZKE, Miriam. Marketing de Relacionamento e Competição em Tempo Real com CRM (Customer Relationship Management). São Paulo: Atlas, 2000.
CARDOSO, Mário Sérgio, GONÇALVES FILHO, Cid. CRM em Ambiente de e Business: Como se relacionar com clientes, aplicando novos recursos da Web. São Paulo: Atlas, 2001.
GOULART JUNIOR, Fernando Silveira, FIDALGO, Robson do Nascimento. Data Mining. Disponível em: http://www.di.ufpe.br/~comprint/aulas/IAS/agentes/tacil1-981/DataMing.ppt. acesso em: 05/04/2009 às 11:15 hs.
GREENBERG, Paul. CRM Customer Relationship Management na Velocidade da Luz: Conquista e Lealdade de Clientes em Tempo Real na Internet. Tradução Reinaldo Marcondes. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane Keller. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MILLAN, Gabriel Sperandio. A implementação de um departamento de pós-vendas em um ambiente de serviços na área da saúde. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0207_0076.pdf. Acesso em 15/03/2009 às 12:55 hs.
MIRANDA, Cláudia. “CRM” Um Caminho para a Saúde: Disponível em: http://www.sbis.org.br/cbis/arquivos/991.pdf. Acesso em: 04/04/2009 às 10:15 hs.
NOOGUEIRA, Roberto, MAZZON, José Afonso, TERRA, Andréa Machado. A Gestão de CRM nas Seguradoras. Disponível em http://www.anpad.org.br/ler_pdf.php?cod_edicao_trabalho=1499. Acesso em 04/04/2009 às 09:15 hs.
O´BRIEN, James A. Sistemas de informações e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2002.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
REYNOLDS, George W., STAIR Ralph M. 2002. Princípios de Sistemas de Informação. 2. ed. LTC – Rio de Janeiro, 2002.
TURBAN, Efraim, MCLEAN, Ephraim, WETHERBE, James. Tecnologia da Informação para Gestão: Transformando os Negócios na Economia Digital. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.