OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO CRM: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO QUE ATUA NA ÁREA DE SAÚDE

Autores

  • Lucas Santos Cerqueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • Ana Rita Barreiro UNIME

Palavras-chave:

CRM. Relacionamento. Saúde.

Resumo

Este trabalho constitui um estudo de caso desenvolvido em uma organização que atua na área de administração de planos de saúde empresariais e prestação de serviços médico-hospitalares, onde foram abordados aspectos relativos ao Customer Relationship Management (CRM). O objetivo geral da pesquisa é identificar os impactos que a implantação de um programa de CRM pode trazer para uma organização que atua na área de saúde, tendo como objetivos específicos identificar o programa de gestão de relacionamento com o cliente adotado pela organização em análise; verificar os benefícios alcançados com a adoção deste programa e suas possíveis deficiências. O trabalho justifica-se devido à relevância do tema para empreendedores da área de saúde, considerando que à implantação do CRM neste segmento ainda é um tema pouco discutido no meio acadêmico. Na metodologia foi utilizada a pesquisa exploratória através da utilização de referenciais bibliográficos, pesquisa descritiva e pesquisa de campo, onde foi elaborada uma entrevista com a Gerente de Relacionamento com o Cliente. Ao concluir a pesquisa pôde-se verificar a obtenção de vantagem competitiva por parte da organização estudada ao adotar o programa de CRM, entretanto vale ressaltar que os benefícios alcançados poderiam ser mais efetivos se este programa estivesse integrado em todos os setores da organização.

Biografia do Autor

Lucas Santos Cerqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Doutorando em Análise Desenvolvimento Regional e Urbano pelo PPDRU na UNIFACS. Graduação em Administração pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) e Mestrado em Administração Estratégica pelo PPGA na UNIFACS, com bolsa CAPES. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, comportamento do consumidor, indústria de software, políticas públicas e recursos hídricos.

Ana Rita Barreiro, UNIME

Formada em Administração de Empresa pela UNIME.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

Cerqueira, L. S., & Barreiro, A. R. (2017). OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO CRM: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO QUE ATUA NA ÁREA DE SAÚDE. Revista Formadores, 10(1), 82. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/719