A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NUMA ERA GLOBALIZADA
Palavras-chave:
Formação profissional, Capital humano, Competitividade, Professional training, Human capital, Competitiveness,Resumo
O presente artigo nasceu da preocupação com a qualidade de formação dos professores na atual era globalizada, e com seu reflexo no mercado de trabalho, principalmente com a abertura e expansão das Instituições de Ensino Superior particulares. Buscou-se mostrar como essas instituições têm produzido a formação de mão-de-obra de baixo valor, desvalorizando o capital humano e abrindo uma carreira de competitividade derivada de uma nova era tecnológica. As transformações que ocorrem no campo educacional abrem novas crises e geram pressões nos âmbitos social, cultural e educacional. Diante dessas transformações, propõe-se uma interpretação da realidade com um melhor aproveitamento do capital internacional e com um direcionamento pedagógico igualitário para a formação adequada.
ABSTRACT
This paper derives from a concern with the quality of specialized training for educational professionals in our global world as well as from a concern with its impact on the job market, specially in the context of the present expansion of private superior education in Brazil. It sought to explain how these institutions have attained the formation of low-cost work power, thus undervaluing human capital and emphasizing professional competition vis-à-vis the new technological era. The transformations now taking place in the educational field open new crises and produce new pressures in the social, cultural, and educational environments. As we face these transformations, we propose a new interpretation for reality geared towards a better use of international resources and egalitarian educational directives for adequate professional training.