ACCOUNTABILITY E GESTÃO FINANCEIRA ESCOLAR: Um estudo multicaso nos Colégios Estaduais da Orla de Camaçari/BA

Autores

  • Maria Clara Carvalho Magalhães Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Érica Elena Avdzejus Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

accountability, prestação de contas, transparência, gestão escolar.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a relação existente entre accountability e gestão financeira dos Colégios da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia, situados na Orla de Camaçari, que totalizam quatro unidades escolares, no que se refere aos recursos recebidos pelas instituições através dos diversos programas governamentais. Buscou-se assim conceituar accountability, identificar o perfil do gestor, que é o principal responsável pela prestação de contas da Unidade Escolar, identificando as reponsabilidades que lhes são delegadas, descrever a estrutura existente para a prestação de contas escolar, além de observar se existe a necessidade de um profissional para contribuir com o gestor na execução da prestação de. Constatou-se que os gestores escolares dessas unidades localizadas na Orla de Camaçari/BA, atuam há mais de dez anos na educação e que apesar do desconhecimento do termo, os gestores escolares são atores praticantes da accountability, que a prática do termo possibilita uma gestão responsável e transparente e que pela ótica do gestor escolar, o profissional mais adequado para auxiliá-lo seria o contador ou administrador.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

Magalhães, M. C. C., & Avdzejus, Érica E. (2017). ACCOUNTABILITY E GESTÃO FINANCEIRA ESCOLAR: Um estudo multicaso nos Colégios Estaduais da Orla de Camaçari/BA. Revista Formadores, 10(1), 6. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/783