A FORMAÇÃO DE VALORES E O RESPEITO À SUBJETIVIDADE DO ALUNO

Autores

  • Regina Selma Marinho

Palavras-chave:

educação em valores, teoria psicanalítica, education in values, psychoanalytic theory,

Resumo

A autora apresenta a formação de valores como uma parte importante do trabalho do educador, discutindo a relevância de fazer este papel levando em consideração o aluno como um sujeito desejante.

Tomando por referencial a teoria psicanalítica, o artigo aponta a constituição do sujeito em sua singularidade, chamando a atenção do leitor para a atuação do educador que, ciente destes aspectos, ao invés de manipular e adestrar o aluno, coloca-se como sujeito participativo nesta transmissão de valores, baseando esta constituição nas trocas que acontecem em sala de aula. Desta maneira, discute as possibilidades e dificuldades da ligação entre psicanálise e educação.

 

ABSTRACT

The author presents education in values as an important part in the work of the educator by discussing the relevance of this role in a way as to take into consideration the student as a wishful subject. ln the context of psychoanalytic theory, this article points to the development of the subject in his or her uniqueness, drawing the reader's attention to the task of the educator who - becoming aware of such an aspect - should take a participative role in the transmission of values by fostering class interaction and exchanges rather than manipulating and training the student. Thus, the author discusses the possibilities and difficulties involved in the attempt to link psychoanalysis to education.

Publicado

2004-01-15

Como Citar

Marinho, R. S. (2004). A FORMAÇÃO DE VALORES E O RESPEITO À SUBJETIVIDADE DO ALUNO. Revista Formadores, 1(1), 81. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/8