O PROCESSO LOGÍSTICO COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DE ANIMAIS
Palavras-chave:
Administração, Logística, EstratégiaResumo
A logística é considerada uma das áreas mais importantes dentro de uma organização, pois ela tem proporcionado às empresas se destacar perante as suas concorrentes através de estratégias competitivas, onde surge à preocupação das empresas em oferecer melhor desempenho e qualidade nos produtos ofertados. Uma forma de atender de maneira eficiente e eficaz as expectativas e satisfação dos clientes é através do processo logístico, no qual tem como missão colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo e nas condições desejadas. Um dos seus objetivos é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final em um menor tempo possível e ainda reduzindo os seus custos. Dessa forma os processos logísticos para as empresas representam um conjunto de decisões estratégicas, imprescindíveis para se manter no mercado, pois são responsáveis pelo gerenciamento, integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de matéria-prima e produtos acabados. Dessa maneira, este estudo teve como objetivo, avaliar os processos logísticos adotados por uma indústria alimentícia de animais, situada no Território do Recôncavo da Bahia no município de Castro Alves. Nessa perspectiva este estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo exploratória, em que através de entrevistas semi-estruturadas buscou alcançar aos objetivos geral e os específicos. Percebeu-se que a empresa pesquisada não disponibiliza de área física adequada para manter estoques mais seguros de matéria prima e produtos acabados, o que vem causando problemas nos demais processos, principalmente o de abastecimento e de distribuição. Com isso, a atividade de armazenagem, localizada no processo de logística interna, pode ser considerada como uma das áreas mais critica dentro do processo organizacional da empresa, necessitando assim, de um estudo de ampliação e ou otimização da área, pois o nível de estoque adequado é de fundamental importância para a gestão de uma organização, por agregar valor e fortalecer os laços entre fornecedor, empresa e clientes.
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