TECNOLOGIA JOIN DE GESTÃO DA INOVAÇÃO (IEL/BAHIA): ESTUDO DA APLICAÇÃO EM EMPRESA DE TECNOLOGIA

Autores

  • Morjane Armstrong Santos de Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Bárbara Thayane Ladeia Coelho UNIFACS- Universidade Salvador
  • Daniella Barbosa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Palavras-chave:

Inovação, Serviços, Tecnologia JOIN

Resumo

A inovação tende a gerar bens ou serviços novos ou melhorados que venham a resultar em ganhos para a organização. No Brasil o setor de serviços vem obtendo destaque, representando quase 70% do PIB brasileiro, o que aponta uma ótima oportunidade para trabalhar a gestão da inovação. Neste sentido, este artigo tem por objetivo identificar como a Tecnologia JOIN (IEL/BA) de Gestão da Inovação contribui para a inovação em empresas de serviços. Para tanto, foi realizado um estudo da Tecnologia JOIN (IEL/BA) a partir da sua utilização por uma empresa de TI, realizando análise documental e entrevista estruturada para coleta de dados. Verificou-se que a inovação tem ganhado relevância na empresa a partir da implantação da tecnologia, possibilitando, dentre outros ganhos, a geração de novos produtos e processos, a percepção da redução de custo, a utilização de tecnologias e como suporte à atividade de inovação, e o reconhecimento da relevância da participação de atores externos e internos neste tipo de atividade.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Santos de Miranda, M. A., Ladeia Coelho, B. T., & Silva, D. B. (2017). TECNOLOGIA JOIN DE GESTÃO DA INOVAÇÃO (IEL/BAHIA): ESTUDO DA APLICAÇÃO EM EMPRESA DE TECNOLOGIA. Revista Formadores, 10(4), 47. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/814