A FILOSOFIA EDUCACIONAL DE MAXINE GREENE: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO PÓS-MODERNA

Autores

  • Mágela Souza

Palavras-chave:

Ensino religioso, Pós-modernidade, Liberdade, Imaginação, Religious education, Post-modernism, Freedom, Imagination,

Resumo

Este artigo analisa a filosofia de Maxine Greene a fim de extrair implicações para a educação religiosa confessional, e utilizar insights que possam ser relevantes para um cumprimento mais efetivo de sua missão e alvos. O interesse de Greene por tópicos tais como liberdade, imaginação e comunidade fornecem importante conexão com a educação religiosa confessional, especialmente a adventista. Sua ênfase nas artes a fim de confrontar os aprendizes com um rico conjunto de possibilidades e, portanto, levá-los a ver seu mundo criticamente, contém exemplos instrutivos para a educação religiosa confessional.

 

ABSTRACT

This article is devoted to examining the educational philosophy of Maxine Greene in order to draw implications for confessional religious education, and to utilize insights that may be relevant to a more effective fulfillment of its mission and to the achievement of its goals. Greene's concern for topics such as freedom, imagination, and community provide interesting connections with, and may contribute to, Adventist religious education. Her emphasis on the arts as capable of confronting learners with a rich set of possibilities, thereby leading students to see their own world critically, contains instructive examples for confessional religious education.

Publicado

2008-01-15

Como Citar

Souza, M. (2008). A FILOSOFIA EDUCACIONAL DE MAXINE GREENE: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO PÓS-MODERNA. Revista Formadores, 2(2), 276. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/83