REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM DUAS UNIVERSIDADES: A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Palavras-chave:
Representações Sociais, Educação a Distância, Docentes,Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as representações sociais do fenômeno da Educação a Distância (EAD) junto aos docentes de duas universidades públicas estabelecidas na cidade de Salvador. As universidades foram escolhidas por estarem inseridas no mesmo contexto cultural, mas que passaram por processos distintos de implantação da EAD. Para tanto, foram adotados os pressupostos da Teoria das Representações Sociais (RS) (Moscovici,1978), que define a RS como um conjunto de opiniões, crenças ou valores que são socialmente construídos em grupos delimitados em relação a um determinado objeto. O resultado não confirmou a hipótese norteadora que indicava a possibilidade de haver duas representações sociais distintas, com um padrão único de diferenciação. As representações se mostram parcialmente semelhantes entre as duas universidades. Assim, pode-se concluir que as representações são, no geral, compartilhadas e que os diferentes estágios de desenvolvimento da EAD nas duas IES pesquisadas não afetam de forma importante em como é pensada a EAD.
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