A SEGURANÇA PÚBLICA E O ESPAÇO URBANO
Palavras-chave:
Segurança, Polícia, Espaço Urbano,Resumo
O texto aborda como a formação de um espaço geográfico seguro está vinculada à prestação dos serviços de segurança pública, devendo esta ser desempenhada em
rede. Discute de que forma os espaços seguros podem ser alcançados não pelas polícias, mas por uma conjugação de esforços que tem no policiamento a restauração do bem-estar coletivo. Para isso, fundamenta os papéis específicos das polícias brasileiras. Mostra também que a motivação da criação de espaços inseguros encontra no Sistema Penal Brasileiro uma sustentação, não por falha na legislação específica, mas por descaso do poder público.
Apresenta como a polícia militar impacta na mobilidade urbana. Os ambientes inseguros levam a sociedade a temer sobre a sua liberdade numa disposição geográfica de responsabilidade de um ente tutor: o Estado.
Referências
______. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial [a] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 13 jul. 1984. Disponível em:
CADERNOS FLEM, 5. Economia solidária: desafios para um novo tempo. Fundação Luís Eduardo Magalhães. Salvador: FLEM, 2003.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERQUEIRA, Antonia Lílian Santana de; SANTOS, Dilson Antonio Rosário dos; SILVA, Deraldo Antônio Moraes da. Manual de metodologia científica: desmistificando o método. Salvador: Arteset, 2013.
DA SILVA, Jorge. Segurança pública e polícia: criminologia crítica aplicada. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTOS, Milton. Espaço e método. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1992.
______. Milton. Técnica, espaço, tempo – Globalização e meio técnico-científico informacional. 2º ed. São Paulo: Hucitec,1996.