COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA/ DENDEZEIROS E COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE DIFERENCIAM OS PROCESSOS FORMATIVOS [2009 A 2014]
Palavras-chave:
Qualidade do ensino, CPM, CMS, Ensino Militar, Educação,Resumo
O desenvolvimento de uma nação depende, em grande parte, da importância que se dá à educação. No caso do Brasil, essa importância cresceu nas últimas décadas, fato comprovado pelo aumento expressivo do número de indivíduos frequentando os bancos
escolares. Todavia, isso ainda não propicia aos brasileiros a igualdade de condições proporcionada por uma educação de qualidade. A diferença existente entre o
ensino praticado em escolas públicas e aquele praticado em escolas privadas ainda é muito evidente. Por isso, o tema qualidade do ensino tornou-se objeto de atenção dos mais variados segmentos da sociedade. O objeto de estudo deste trabalho é a qualidade do ensino do Colégio da Polícia Militar (CPM) da Bahia/Dendezeiros e do Colégio Militar de Salvador (CMS). O objetivo geral da pesquisa foi identificar os fatores da infraestrutura e do funcionamento das instituições de ensino estudadas que
contribuíram para que os resultados obtidos no IDEB e no ENEM, pelos seus alunos, no período de 2009 a 2014, tenham sido discrepantes. Para alcançá-lo, buscou-se descrever o processo de seleção para o ingresso dos alunos em ambos os Colégios; comparar os critérios de seleção de professores, a forma remuneratória, o plano de carreira e a identificação com o ensino militar; analisar o regimento escolar com vistas à parte disciplinar do colégio e suas implicações no ensino-aprendizagem dos alunos; e, avaliar o desempenho, a qualidade da administração e o método de ensino dos dois colégios, como organização militar de ensino. Como procedimento metodológico, empregou-se o estudo exploratório baseado nas pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. Esta última utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa permitiu concluir que o processo de seleção para ingresso dos alunos, a infraestrutura, a gestão administrativa, os critérios de seleção do quadro de professores, o projeto pedagógico, o modelo disciplinar são os fatores que diferenciam os processos formativos das duas instituições de ensino pesquisadas. Interpretação dos dados
utilizando a psicometria.
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