Fatores que Influenciam a Escolha pelo Curso de Ciências Contábeis: Uma Pesquisa com Alunos Ingressantes em uma IES Privada do Interior Paulista

Autores

  • AIRTON ADELAR BAUERMANN UNASP-EC
  • Damaris Souza Públio UNASP-EC

Palavras-chave:

Fatores de Escolha, Ciências Contábeis, Mercado de Trabalho, Motivação Profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar quais são os fatores que influenciam/atraem os alunos a cursar Ciências Contábeis, através de uma pesquisa em uma IES privada do interior do estado de São Paulo. Para alcançar esse objetivo, foi feita a coleta de dados através de um questionário fechado. A amostra foi representada por 121 alunos ingressantes nos anos de 2015, 2016 e 2017. A análise dos dados foi realizada através da planilha eletrônica Excel, na qual foram tabulados todos os dados e apresentados os resultados em gráficos e tabelas. Como principais resultados, foi constatado que a maioria dos acadêmicos ingressantes pertence ao sexo masculino, na faixa etária entre 16 e 20 anos e buscaram informações suficientes para a escolha do curso superior sem que houvesse pressão externa. Grande parcela dos alunos (86%) afirmou que a profissão traz segurança financeira, quase 90% vê na profissão status e prestígio e 81% acreditam que a contabilidade vai proporcionar ascensão mais rápido no trabalho. Foi possível concluir que os principais fatores que motivam a decisão do acadêmico pelo curso de Ciências Contábeis são a empregabilidade, perspectivas de carreira e percepção de vocação.

Biografia do Autor

AIRTON ADELAR BAUERMANN, UNASP-EC

Graduado em Ciências Contábeis em 2001 pela ULBRA Canoas, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP em 2016. Desde 2013 atua como docente no Unasp-EC nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Coordeno estágios e TCC's do curso de Ciências Contábeis.

Damaris Souza Públio, UNASP-EC

Graduanda em Administração e Ciências Contábeis pelo Unasp-EC.

Referências

AVELINO, B. C.; CUNHA, J. V. A.; NASCIMENTO, E. M. Desenvolvimento profissional de estudantes de Ciências Contábeis: análise empírica sobre as intenções após a graduação em relação a cursar pós-graduação. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 2, p. 104-124, abr./jun. 2013.
BANDURA, A. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavior change. Psychological Review, 84, p. 191-215, 1977.
BALBINOTTI, M. A. A. A noção transcultural de maturidade vocacional na teoria de Donald Super. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 461-473, 2003.
BASTOS, J. C. Orientação vocacional/ profissional de abordagem sócio histórica: Uma proposta de concretização da orientação para o trabalho sugerida pelos parâmetros curriculares nacionais. Disponível em: . Acesso em 03 jun 2017.
BURNETT, S. The future Of Accounting Education: A Regional Perspective. Journal of education for business, Washington, v. 78, n. 3, jan./fev. 2003.
CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE – SÃO PAULO (CRC-SP). Ciências Contábeis é o quarto curso mais procurado, segundo o MEC. 2014. Disponível em: . Acesso em 25 jun 2017.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Exame de suficiência avaliará mais de 47 mil. 2016. Disponível em: . Acesso em 13 jul 2017.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Contabilidade no Brasil possui 490 mil profissionais. 2017. Disponível em: . Acesso em 25 jun 2017.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Fiscalização, ética e disciplina. 2014. Disponível em: . Acesso em 11 jul 2017.
FILOMENO, K. Mitos familiares e escolha profissional: uma visão sistêmica. São Paulo: Vetor, 1997.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KNOP, M. N. H. A escolha de curso superior dos vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo quantitativo com utilização de Análise de Correspondência Múltipla. 2008, 130 p. Dissertação de Mestrado em Sociologia – UFRGS, Porto Alegre, 2008.
LOPES, A. B.; MARTINS, E. Teoria da Contabilidade: uma nova abordagem. São Paulo: Atlas, 2005.
MAINARDES, E. W.; DESCHAMPS, M; DOMINGUES, M. J. C. S. O Que Atrai Alunos para Cursos de Graduação em Administração? VI colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, Blumenau, SC, 15-17 nov. 2006.
MYBURGH, J. E. An Empirical analysis of career choice factors that influence first-year Accounting students at the University of Pretoria: a cross-racial study. Meditari Accountancy Research, [S.I], v. 13, n. 2, p. 35-48, 2005.
NUNES, C. A. Fatores determinantes na escolha dos estudantes pelo curso de ciências contábeis em IES particulares da cidade de São Paulo. 2014. Dissertação de Mestrado - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, Mestrado em Ciências Contábeis. 89 f. 2014.
OLIVEIRA, C. S. Metodologia Científica, Planejamento e Técnicas de pesquisa. São Paulo: Ed LTR, 2000.
OLIVEIRA, M. V. O contador e suas conquistas profissionais. Estudo Comparativo dos recém-formados da Univali e Unisul. 71 p. (Curso de Ciências Contábeis). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2005.
OLIVEIRA, J. L. et al. O que vou ser quando crescer? As representações sociais de alunos ingressantes em um curso de Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 237-264, abr./maio/jun. 2011.
PINHEIRO, R. G. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo: 2008.
PINHEIRO, R. G.; SANTOS, M. R. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. 2010, Anais do XIII SEMEAD - Seminários em Administração, Set/2010.
SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, jan./abr. 2005.
SOUSA, S. G. Escolha, carreira e inserção profissional: desafios do mundo do trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 93-96, 2007.
SUPER, D. E. A life-span, life-space approach to career development. Journal of Vocation Behavior, Ohio, v. 16, n. 3, p. 282-298, jun./1980.
TEIXEIRA, M. A. P.; GOMES, W. B. Decisão de carreira entre estudantes em fim de curso universitário. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 3, p. 327-334, set./dez.2005.
TRICOLI, V. A. C. Stress na adolescência: Sintomas, Fontes e Manejo. In V. A. C., Tricoli (Org). Stress na adolescência: Problema e Solução. (29-51). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
YUSOFF, Y.; OMAR, A. Z.; AWANG, Y.; YUSOFF, R.; JUSOFF, J. Does Knowledge on professional accounting influence career choice? Word applied Sciences Journal, Malaysian, v. 12, n. special on Bolstering Economic Sustainability, p. 57-60, 2011.

Publicado

2019-03-19

Como Citar

BAUERMANN, A. A., & Públio, D. S. (2019). Fatores que Influenciam a Escolha pelo Curso de Ciências Contábeis: Uma Pesquisa com Alunos Ingressantes em uma IES Privada do Interior Paulista. Revista Formadores, 11(5), 49. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/941